Saúde de São Caetano realiza 490 atendimentos durante mutirão de consultas especializadas no Bairro Mauá
A Secretaria de Saúde de São Caetano realizou entre os dias 20 e 22 de outubro, a quinta edição do Saúde nos Bairros, mutirão de consultas especializadas, que faz parte do Programa ProSaúde Fila Zero. A atividade ocorreu na UBS Darcy Sarmanho Vargas, no Bairro Mauá, e realizou 490 atendimentos no período. De modo geral, os números apresentados durante o lançamento do Programa ProSaúde Fila Zero, já reduziram em mais de 60% a meta em diversas especialidades, cirurgias e exames.
“Estamos muito satisfeitos com os resultados das ações do ProSaúde Fila Zero. As estratégias adotadas, que ampliaram a oferta de consultas, exames e cirurgias, já têm surtido efeitos positivos em nossa rede, com importante redução na demanda que ficou represada durante a pandemia. Algumas especialidades, como ortopedia, cirurgias urológicas, cardiologia, oftalmologia e cirurgias odontológicas apresentaram diminuição em mais de 90% na fila de espera”, destacou o prefeito José Auricchio Júnior..
SAÚDE NOS BAIRROS- Durante o mutirão da semana, foram realizados 775 agendamentos e 490 pessoas compareceram às consultas em 12 especialidades: cardiologia; cirurgia plástica; dermatologia; endocrinologia; hematologia; neurologia; otorrino; urologia; ortopedia; odontologia; oftalmologia e vascular.
“Mais uma vez, ampliamos a capacidade de atendimentos por especialidades médicas, com o apoio das salas de Telemedicina. Trouxemos dois consultórios virtuais na quinta e sexta-feira, e no sábado, montamos cinco salas atendendo dermatologia, endocrinologia, vascular, neurologia e cardiologia. Temos percebido a aprovação dos nossos pacientes em relação ao atendimento remoto e isso tem nos motivado a pensar em ampliar esse projeto até para a Atenção Básica”, complementou a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Valmir G. da Silva, 61 anos, passou pelo cardiologista durante a ação no Bairro Mauá. “Foi tudo muito rápido, cheguei e já fui atendido. Em novembro farei um cateterismo e estava aguardando uma avaliação cardiológica. A equipe foi muito atenciosa e já estou liberado para a cirurgia”, afirmou Valmir.
Neiri Martini, 39 anos, passou com dermatologista por telemedicina. “Já é a segunda vez que utilizo a Telemedicina e adorei o atendimento. Passei com reumatologista e, hoje, com dermatologista. esse tipo de atendimento funciona muito bem, é ágil, já temos encaminhamentos, medicação e a resolução rápida”, disse Neiri.
MUTIRÃO DE FISIOTERAPIA Desde o início do programa, todo sábado tem atendimento extra de fisioterapias. Grupos de coluna cervical, torácica ou lombar, joelho, ombro, fibromialgia e atendimentos individuais já atingiram quase 60% da meta proposta. Foram 2.784 atendimentos até o momento.
Jaciflavio Bezerra de Lima, é um dos pacientes que está sendo atendido durante os mutirões de fisioterapia. “Em agosto comecei a sentir dores no ombro e o médico identificou uma lesão. A equipe oferece todo suporte e, no intervalo entre as sessões, continuo com os exercícios propostos em casa e na academia”.