São Caetano ultrapassa 30 mil consultas especializadas e exames por Telemedicina

São Caetano do Sul investiu de forma pioneira no atendimento tecnológico a favor da saúde. Em agosto de 2022, foi inaugurado o primeiro Núcleo Municipal de Telemedicina, no Complexo Hospitalar de Clínicas, com cinco consultórios virtuais. O programa se expandiu rapidamente e, em poucos meses, recebeu mais três consultórios virtuais no Atende Fácil Saúde e um no CISE Sueli Nogueira. Além disso, iniciou a realização de exames a distância com o TytoCare. Até segunda-feira (26/6) foram realizados 30.587 atendimentos.
“Além de termos equalizado as filas, o serviço otimizou a rotina de médicos (que muitas vezes atendem em diversos locais), aumentou a produtividade e nos garantiu agilidade no envio rápido de exames e laudos. Em menos de um ano melhoramos nossa capacidade de atendimento, proporcionando acesso remoto a 14 especialidades médicas”, explica a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone.
Hoje são 14 especialidades atendidas por Telemedicina: cardiologista, alergista, dermatologista, vascular, endocrinologista, hematologista, neurologista, nefrologista, otorrinolaringologista, pneumologista, reumatologista, urologista, saúde mental e clínico geral. Em abril mais uma grande evolução nos serviços da Telemedicina chegou a São Caetano: o TytoCare, tecnologia que possibilita exames físicos a distância e melhor monitoramento dos pacientes.
O aparelho utilizado pelos especialistas tem sete funções: Otoscópio (utilizado para observar o interior da orelha), Oroscópio (exame que permite a visualização da cavidade oral e das estruturas que compõem essa região), Dermatoscópio (auxilia na avaliação das lesões de pele e visualização precisa de eventuais lesões cutâneas) e aparelho para ausculta cardíaca, pulmonar e abdominal, além do sensor de temperatura.