São Caetano recebe novos integrantes do Mais Oportunidade
Os 601 aprovados no programa Mais Oportunidade da Prefeitura de São Caetano do Sul estão sendo recebidos entre hoje (1/7) e amanhã, no Teatro Santos Dumont, para retirada de uniforme, crachá e assinatura do Termo de Compromisso. Serão quatro encontros nos períodos da manhã e tarde mantendo as regras sanitárias. O prefeito Tite Campanella, a secretária de Assistência e Inclusão Social, Marisa Catalão, e diversos vereadores participam das solenidades que marcam o início do programa. O resultado final com os aprovados foi publicado na terça-feira (29/6) no Diário Oficial Eletrônico. A lista foi divulgada após o prazo de recurso e análise de 139 candidatos.
"A partir de hoje vocês começam a realizar um trabalho para nossa cidade, para vocês e suas famílias. Muitos estão em busca do primeiro emprego, e tantos outros tentando recomeçar. Ainda estamos enfrentando uma pandemia que trouxe muitos problemas sociais, que envolvem o desemprego também. A vida é um eterno recomeço e oferecemos hoje a vocês uma nova oportunidade. Espero reencontrá-los em alguns meses para celebrar novos empregos e novas oportunidades", declarou o prefeito Tite Campanella na abertura do evento.
A secretária de Assistência Social agradeceu a equipe envolvida em todas as fases do projeto, que envolveu análise de dados e entrevistas com os participantes. "É com muita felicidade que recebemos todos os que passaram pelo processo seletivo do programa. Nossa equipe conseguiu conduzir o processo em tempo recorde. Muita gente se dedicou para que tudo isso desse certo", afirmou Marisa. A secretária afirmou, ainda, que há mais de um ano a cidade enfrenta uma pandemia que envolve saúde, economia e trabalho social. "O prefeito teve muita sensibilidade ao enxergar que a cidade vive também uma pandemia social. Ele teve carinho e olhar crítico para realizar novamente a abertura do programa Mais Oportunidade. Nosso objetivo é de que até o fim desses seis meses todos estejam empregados e voltem ao mercado".
A moradora do Bairro Santa Maria Joseana Ferreira de Lima, aos 41 anos é uma das pessoas que buscam reinserção no mercado de trabalho. "Estou desempregada há seis anos. Essa é a segunda vez que participo do programa e sei que ele nos ajuda abrindo novas portas com a recolocação no mercado de trabalho", afirmou Joseana.
Há também muitos jovens, como Guilherme Alves de Lima, 19 anos, que buscam o primeiro emprego. "Estou muito ansioso para começar. Minha mãe, que já participou do programa há alguns anos, trabalhou na Emef Anacleto Campanella, me incentivou e fez questão de me acompanhar neste primeiro dia", afirmou o morador do Bairro Nova Gerty. A partir de segunda-feira (5/7) o grupo começa a se apresentar nas repartições públicas para as quais prestarão serviço nos próximos seis meses. "Alguns irão para Saúde, outros para a Educação e tantos outros departamentos, mas todos têm importância fundamental no acolhimento de nossos munícipes", destacou Tite.
INÍCIO DO PROGRAMA- Os participantes aprovados receberão por 30 horas semanais (somando trabalho e curso), auxílio no valor de dois terços do salário-mínimo nacional vigente, mais cesta básica. Semanalmente a equipe passará por qualificações que abordarão temas variados como postura em entrevista, elaboração de currículo, informática, proatividade, ética, entre outros. As palestras serão ministradas pelo Sesi, de forma presencial, no Teatro Santo Dumont, em quatro grupos. Na segunda-feira (5), o tema será "Identidade pessoal e papéis sociais".
As 601 pessoas selecionadas prestarão serviços por período de seis meses, prorrogáveis por mais seis. O investimento da municipalidade é de R$ 2,6 milhões.