Lei prevê a Conscientização contra Automedicação Animal

Com foco voltado à proteção animal, o vereador Ubiratan Figueiredo da ONG, propôs uma campanha de conscientização sobre automedicação de pets em São Caetano do Sul. Para isso, ele apresentou o Projeto de Lei 3156/2021, que se aprovado, normatizará a proposta.

Em tramitação na Câmara Municipal, a iniciativa visa alertar sobre os perigos da automedicação de animais e estimular que os tutores busquem ajuda do médico veterinário, ação que ajudará também a combater a propagação de informações falsas sobre tratamento de animais.

Dessa forma, a campanha deverá informar a população sobre os cuidados necessários com os animais, com a divulgação sobre os perigos da automedicação, prática que pode agravar a saúde com problemas permanentes ou causar a morte.

No projeto, Ubiratan cita que a promoção de campanhas de conscientização deixará a população bem informada sobre os perigos da automedicação animal e a importância do acompanhamento médico veterinário regularmente. Bem como servirá de alerta sobre o hábito de buscar informações apenas na internet, que nem sempre são verídicas, podendo acentuar ainda mais o problema de saúde do animal, com a automedicação.

"Apesar das boas intenções, infelizmente é possível que a automedicação provoque consequências danosas à saúde animal, podendo levar até a morte. É necessário estimular que os tutores busquem orientação do veterinário sempre que o animal apresentar sinais de que não está bem. Portanto, é imperativo que o Poder Legislativo institua a campanha de conscientização contra a automedicação animal como forma de preservação à saúde", afirma o parlamentar, que também é fundador da ONG SOS Cidadania Animal.