Prefeitura de São Caetano do Sul empossa 80 integrantes do Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, deu posse oficial a 80 novos membros do Comcipas (Conselho Municipal de Cidadania e Participação Social), em reunião virtual por conta da pandemia, nesta terça-feira (24/8). O presidente do conselho para o biênio 2021/2023 é o prefeito municipal.

O Comcipas é um órgão consultivo de caráter permanente, composto por instituições da sociedade civil organizada e lideranças sociais, sendo instância governamental que organiza o controle social, através da participação popular nas discussões de políticas públicas, sendo um canal de comunicação direto com o prefeito, que preside o conselho.

O Comcipas, criado através da Lei nº. 4.285 de 06 de abril de 2005, reúne 40 instituições, sendo representado pelos dirigentes das principais entidades da sociedade civil organizada, trata-se de um grande fórum de líderes sociais, responsáveis pelo controle social dos atos públicos.

"Hoje, aqui, está representado o sistema da organização social da nossa coletividade. Temos certeza de que essa representatividade traz de fato o que esperamos e ansiamos de uma sociedade organizada. Enfim, esperamos de fato uma contribuição construtiva de políticas públicas voltadas para a população", relembrou o prefeito Tite Campanella.

O conselho tem como principais objetivos propor políticas e diretrizes específicas voltadas ao desenvolvimento econômico e social, propondo indicações normativas, políticas e acordos de procedimentos; apreciar propostas de políticas públicas, reformas estruturais e de desenvolvimento econômico e social, propondo indicações normativas, políticas e acordos, além de reformas estruturais e de desenvolvimento econômico, que lhe sejam submetidas, com vistas às articulações das relações entre o Poder Executivo e a sociedade civil organizada.

O secretário do órgão, Elísio Peixoto, afirmou estar preparado para organizar as reuniões e os debates mensais. "Há 16 anos participamos da criação, organização e desenvolvimento do Comcipas, sendo o órgão de controle social mais abrangente da cidade, formado por representantes de 40 instituições, os quais dialogam diretamente com o Prefeito. Ouvindo a sociedade podemos não somente criar políticas públicas voltadas aos reais anseios da população, como também podemos aperfeiçoar projetos, programas e plano de metas da administração. O Comcipas é um órgão de controle social dos atos de governo, aberto à toda população", finalizou o secretário do Comcipas.