Mais de 3.500 alunos iniciam curso gratuito na Fundação das Artes em setembro e movimentam economia na região

A partir de setembro, 3.587 alunos iniciarão os cursos profissionalizantes oferecidos pelo Programa Fundação das Artes +Qualificação no município de São Caetano do Sul. Aproximadamente 100 profissionais serão contratados na primeira etapa do programa, para atender à demanda de 38 cursos oferecidos nas áreas de Artes, Educação e Gastronomia.
O programa é oferecido pela Fundação das Artes, em parceria com o Ministério da Educação. A lista de alunos aprovados foi divulgada no site www.fascs.com.br/mais.
Do total de 5.500 candidatos inscritos de forma online, 3.587 alunos já terão a matrícula efetivada para iniciar as aulas na primeira quinzena de setembro nas duas unidades da Fundação das Artes (localizadas na Rua Visconde de Inhaúma, 730 – Oswaldo Cruz e na Rua Martim Francisco, 471 – Santa Paula), na EMEFM Arquiteto Oscar Niemeyer (Av. Paraíso, 600 – Oswaldo Cruz) e na sede da Associação Patrulheiros Mirins de São Caetano do Sul (Rua Cavalheiro Ernesto Giuliano, 450 – Oswaldo Cruz), edifícios parceiros da instituição neste programa. Os demais alunos serão chamados neste ano.
“O Programa Fundação das Artes +Qualificação é uma das maiores iniciativas realizadas pela instituição, fruto do trabalho intenso de uma equipe totalmente empenhada em ofertar ensino de qualidade. Nos últimos anos, o trabalho realizado pela Fundação já formou centenas de alunos, capacitando-os para o mundo do trabalho e contribuindo significativamente para o desenvolvimento da arte e da cultura em nosso país”, afirmou a diretora geral da Fundação das Artes, Ana Paula Demambro.
Os cursos mais procurados no período de inscrições foram Libras, Fotografia, Design Gráfico, Maquiagem, Artesanato (Bordado Livre, Crochê e Feltro), Auxiliar de Cozinha, Edição de Vídeo, Pizzaiolo, Canto Coral e Ilustração.
Mercado profissional- Para atender à demanda de alunos, divididos em 140 turmas, a Fundação das Artes abriu dois Editais de Processo Seletivo para a contratação de profissionais para as equipes de Apoio Administrativo, Apoio Acadêmico Pedagógico, Professores, Supervisores e Orientadores dos cursos. No total, a instituição recebeu presencialmente a documentação de 596 candidatos, que atualmente passam por um processo de avaliação.
Para a primeira etapa, deverão ser contratados cerca de 100 profissionais, contribuindo na geração de emprego e de renda na região, além de fomentar a economia e o comércio local com o maior fluxo de profissionais e alunos que frequentarão a instituição oriundos de São Caetano, dos municípios do Grande ABC e São Paulo.
“O número de interessados em participar do programa +Qualificação, seja eles compondo a equipe de trabalho, ou como aluno em um dos cursos oferecidos, ressalta que a Fundação das Artes é uma referência no campo das artes e criatividade, e que tem uma equipe comprometida em buscar novos caminhos para ampliar sua estrutura”, concluiu a coordenadora do Programa +Qualificação, Liana Crocco.
+Qualificação -O Programa Fundação das Artes +Qualificação é uma ação em parceria com o Governo Federal por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Ministério da Educação que tem como objetivo ofertar cursos de média duração em diversas áreas ligadas à Arte e Cultura movimentando o setor da Economia Criativa e promovendo acesso a ações de emprego e geração de renda a toda a população.
São 6 mil vagas distribuídas em 38 cursos gratuitos para pessoas a partir dos 15 anos, moradores da Grande São Paulo e que tenham ensino fundamental completo.