EcoTroca, no Bairro Boa Vista, ultrapassa 9,5 toneladas de alimentos não perecíveis entregues a moradores
Moradores de São Caetano participaram na manhã desta terça-feira (11/6) do 8º EcoTroca de 2024, no Bairro Boa Vista. Em sua décima segunda edição, desde o início do projeto, em 2023, o EcoTroca chegou a 9.534 kg de alimentos não perecíveis entregues a moradores em troca de recicláveis. Só no Bairro Boa Vista foram entregues 1.026 kg.
O EcoTroca é uma parceria da Prefeitura com o Fundo Social de Solidariedade e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). A cada 1 kg de material reciclável ou 1 litro de óleo de cozinha usado, o morador recebe 1 kg de alimento e uma barra de sabão (limitado a 5 kg por morador por entrega). As trocas acontecem sempre das 10h às 12h ou até terminar o estoque.
“É um programa que contribui para a geração de renda, para o combate à insegurança alimentar e, ainda, tem na sustentabilidade seu maior pilar, principalmente pelo aspecto econômico e social. Com certeza, é um programa que melhora a qualidade de vida dos moradores da nossa cidade”, ressaltou o prefeito José Auricchio Júnior.
Os alimentos são provenientes de doações das redes varejistas e atacadistas, além de outros parceiros, e encaminhados ao Banco de Alimentos. Dessa forma, o EcoTroca proporciona aos cidadãos uma alimentação mais enriquecida e saudável, proporcionando maior segurança nutricional.
A presidente do Fundo Social e primeira-dama, Denise Auricchio, participou da elaboração do programa ao lado do prefeito Auricchio. “Este programa transfere um auxílio econômico ao orçamento familiar, com a entrega de alimentos não perecíveis. Além disso, recebemos produtos recicláveis e óleo de cozinha usado, que é de difícil descarte. É um programa que trata das duas frentes, das mais importantes, e estamos na expectativa de chegarmos a 10 toneladas na próxima edição”, acrescentou Denise Auricchio.
APROVAÇÃO POPULAR
O diferencial do EcoTroca, segundo alguns moradores, é o recebimento de óleo vegetal usado, mais conhecido como óleo de cozinha. É o caso da senhora Elaine Carbonezi, 54 anos, moradora do Nova Gerty.
“Esta é a segunda vez que participo da entrega de produtos recicláveis. Minha primeira vez foi lá no Estádio (Anacleto Campanella, no Bairro Olímpico). Há um bom tempo que eu tenho o costume de separar o lixo orgânico o reciclável e este programa tem o diferencial de trocarmos por alimentos, o que nos ajuda na questão do final do mês”, finalizou dona Elaine.