São Bernardo inaugura a CTR+, ampliando serviços de emprego com espaço voltado à qualificação profissional

A Prefeitura de São Bernardo ampliou nesta segunda-feira (15/12) a Central de Trabalho e Renda, criando um espaço para a qualificação e desenvolvimento profissional. Denominado CTR+, a nova estrutura passa a integrar, no local, a intermediação de vagas de trabalho com ações de qualificação profissional, fomentando o alcance das políticas públicas coordenadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude (SDETJ).

Localizada na Rua Padre Lustosa, 48, no Centro, a CTR oferece gratuitamente serviços de intermediação de mão de obra junto à iniciativa privada e habilitação do seguro-desemprego, atendendo trabalhadores de todos os níveis de escolaridade e faixas etárias. Em 2025, a CTR já ofertou mais de 5.400 vagas de trabalho, com oportunidades encaminhadas, em sua maioria, por empresas parceiras do Grande ABC.

Com a implantação da CTR+, o equipamento ganha uma sala exclusiva voltada à qualificação profissional, com um novo espaço e estrutura preparada para receber cursos e capacitações que atendam às demandas do mercado de trabalho. As formações serão ofertadas em parceria com o Sistema S, incluindo SENAI e SEBRAE, alinhando a preparação dos candidatos às necessidades das empresas que buscam a CTR para intermediar vagas.

O prefeito Marcelo Lima destacou que a ampliação representa um avanço estratégico na política de emprego do município. "A CTR sempre foi um instrumento importante de acesso ao emprego em São Bernardo. Com a CTR+, ampliamos esse papel, oferecendo também qualificação para que o trabalhador esteja preparado para as oportunidades do mercado. É um passo fundamental para fortalecer o desenvolvimento econômico da cidade", afirmou.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude, Rafael Demarchi, reforçou o papel da CTR+ como elo entre empresas e trabalhadores. "A CTR+ nasce com o objetivo de alinhar a oferta de vagas às reais necessidades do mercado. Ao trazer a qualificação profissional para dentro da Central, ampliamos as chances de contratação e fortalecemos o vínculo entre o setor produtivo e a mão de obra local", explicou.

A oferta dos cursos será avaliada de acordo com as necessidades das empresas que já utilizam a CTR para buscar profissionais. A ideia é que a capacitação esteja alinhada às vagas disponíveis, garantindo que o profissional esteja de acordo com a exigencias da vaga.

Vale lembrar que o painel de vagas está disponível no site da prefeitura, no portal da CTR. Interessados em participar da seleção podem conferir a relação completa que está disponível em: saobernardo.sp.gov.br/web/sdect/ctr-central-de-trabalho-e-renda. Para participar, o interessado deve enviar currículo para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Os candidatos precisam colocar no assunto do e-mail o CÓDIGO da vaga pretendida e o número do CPF.