Prefeitura de São Bernardo garante qualificação de 3.500 moradores junto ao Senac
Diante da prioridade de se investir em pessoas via formação profissional, a Prefeitura de São Bernardo, governada por Orlando Morando, concretizou a capacitação de 3.568 pessoas por meio de cursos do Programa Qualifica Mais São Bernardo, viabilizado em parceria com o Senac. Foram ofertadas 504 vagas no primeiro semestre deste ano, distribuídas em 15 títulos e 19 turmas finalizadas até julho, motivo da cerimônia de entrega de certificados realizada na noite desta terça-feira (2/8), no auditório do Teatro Cacilda Becker.
“É uma grande satisfação entregar certificados de qualificação profissional, principalmente com o carimbo desta parceria duradoura que temos com o Senac. A capacitação é um dos principais atrativos para o mercado de trabalho, e nos abre oportunidades. Hoje esses formandos estão mais preparados para o mercado ou capacitados para abrir o próprio negócio. E não tem nada mais gratificante do que investir nas pessoas. Não existe melhor programa social do que emprego”, sustentou o prefeito Orlando Morando.
Serão 1.270 vagas no total ao fim de 2022, abrangendo cursos relacionados às áreas de gastronomia, tecnologia, beleza e administrativa. Criado pela Administração municipal, o Qualifica Mais tem objetivo de promover preparação técnica de moradores visando fomento à geração de postos de trabalho e renda em São Bernardo.
E esse plano implementado desde 2017 se reflete em números. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a cidade acumula o saldo positivo de 7.019 vagas formais de emprego com carteira assinada no primeiro semestre, sendo 1.424 somente no mês de junho.
Aluno do curso Empreendedor em Pequenos Negócios, o comerciante Erick Faria Gonçalves, de 32 anos, que formalizou empresa de venda de açaí na região central da cidade, falou que a qualificação ofertada “é um sonho realizado”. “Sempre tive um sonho de empreender. O curso me deu o combustível necessário, foi fundamental para aprender sobre a importância da implantação de um plano de negócio. Por isso, essa formação tem impacto direto na minha vida e de outras pessoas.”
Baseada em pesquisa de mercado, a programação foi concretizada por convênio firmado com o Senac, voltado justamente àqueles que buscam recolocação no mercado de trabalho ou empreender. O contrato assinado está selado no valor de R$ 600 mil, em acordo que abrange também contrapartida de vagas por parte da instituição, referência no setor da Educação – a ação é concretizada junto à Secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo.
Coordenadora do Senac São Bernardo, Camila Sartori Finardi pontuou que a parceria estabelecida com a Prefeitura se dá no sentido de “potencializar cada vez mais a vida das pessoas”. “O Senac proporciona isso por meio da educação, porque a educação é transformadora. Serão 45 turmas formadas até o fim do ano.” O secretário de Desenvolvimento Econômico de São Bernardo, Hiroyuki Minami, enalteceu o “selo de qualidade” do Senac para contribuir no processo de formação dos alunos. “Instituição renomada faz diferença no currículo. Acertamos nesta parceria.”
GRADE - A programação foi formada pelos títulos de: Formação Básica em Confeitaria (três turmas); Básico em Logística; E-commerce do Planejamento à Execução; Rotina de Departamento Pessoal; Cardápio de Botequim (duas turmas); Técnicas de Manicure e Pedicure; Camareira em Meios de Hospedagem; Auxiliar de Operações Logísticas; Básico em Computação (duas turmas); Logística, Marketing e Vendas; Assistente Administrativo; Assistente de Recursos Humanos; Empreendedor em Pequenos Negócios; Formação Básica em Chocolataria; Controlador de Acessos.