Caravana da Saúde atende mais de 129 mil pacientes desde fim de janeiro em São Bernardo

O fim de semana foi movimentado nas unidades de atendimento municipais que sediaram mais uma rodada do Programa Caravana da Saúde, da Prefeitura de São Bernardo. Com o mutirão deste sábado e domingo (17 e 18/5), pacientes compareceram à Policlínica do Centro, Policlínica Imagem, Hospital dos Olhos, Hospital de Clínicas, CEOs (Centros de Especialidades Odontológicas) e 16 UBSs da cidade para realizar 5.300 procedimentos agendados nesses dois dias, entre exames, consultas com especialistas, cirurgias e colocação de próteses dentárias.

A Caravana da Saúde foi lançada no fim de janeiro deste ano para zerar a fila de espera na rede municipal. De lá para cá, mais de 129 mil pacientes já passaram pelas unidades, inclusive aos finais de semana. Neste sábado e domingo, por exemplo, os Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades Básicas de Saúde abriram as portas para a colocação de 911 próteses dentárias, de forma gratuita.

A ação tem se mostrado efetiva. Após dois anos na fila de espera, Vilma Batista, de 64 anos, conseguiu passar em consulta com ortopedista para verificar as dores que sente nos ombros. Fez os exames e já tem agendado para o próximo dia 20 o retorno no especialista. "Está dando tudo certo e está sendo tudo muito rápido", disse.

Neste domingo, Vilma acompanhou o marido, Otacílio Gomes de Souza, 68 anos, na consulta com nefrologista. Depois de sofrer com fortes cólicas renais, o acompanhamento médico deveria acontecer a cada seis meses, mas há mais de um ano o paciente aguardava o agendamento. "A Prefeitura me ligou faz cinco dias marcando para hoje. Nesse ano, marquei um médico para fazer um check up e em 15 dias eles resolveram os meus problemas. Já fiz meus exames e vim mostrar ao médico", aprovou Otacílio.

O prefeito Marcelo Lima conversou, neste domingo, com pacientes e profissionais da Policlínica Centro e Poli Imagens para acompanhar a evolução do programa. "Em pleno domingão estamos atendendo os moradores aqui de São Bernardo com a Caravana da Saúde. Somente nesta unidade foram 1.000 pacientes atendidos. Pessoas que aguardavam exames e consultas há quase quatro anos estão sendo atendidas e temos a meta de zerar em junho toda a demanda represada do passado e, a partir disso, começar a trabalhar com metas e prazos permanentes", destacou.

A secretária adjunta de Saúde de São Bernardo, Fernanda Penatti, ressaltou medidas que estão sendo tomadas para que as demandas sejam atendidas com maior eficiência, em menor tempo. "Além dos mutirões dos finais de semana, estamos nos organizando para que no nosso dia a dia os pacientes tenham acesso, em tempo oportuno, àquilo que eles precisam diante de suas necessidades de saúde."

SEQUÊNCIA - No próximo fim de semana, dias 24 e 25 de maio, unidades de saúde municipais abrirão para mais uma etapa da Caravana da Saúde, com mutirão de exames, consultas e procedimentos gratuitos, mediante agendamento.