Banco de Leite Humano garante alimentação a todos os bebês prematuros de São Bernardo

Prestes a completar 24 anos de existência, o Banco de Leite Humano (BLH) de São Bernardo, referência regional na captação e doação do alimento, é o 1º equipamento público de saúde do Grande ABC e o 4º no Brasil a oferecer leite materno com qualidade nutricional atestada. Localizado no Hospital Municipal Universitário (HMU), o local já arrecadou mais de 50 mil litros de leite de mais de 15 mil mulheres. Em média, 80 bebês prematuros recebem mensalmente o alimento, denominado ouro pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O alimento doado é ofertado a todos os bebês prematuros nascidos e ou assistidos pela rede hospitalar, conforme explica a diretora clínica do HMU, Dra. Cibele Lebrão.
“Com a contribuição das doadoras, o Banco de Leite tem o papel de assegurar a amamentação, seja para os recém-nascidos prematuros que estão internados e que precisam dos nutrientes que compõe o leite para seu desenvolvimento ou para os bebês que estão em um pós-operatório em recuperação”, relatou.
Um dos exemplos é o bebê da Paloma Andrade, que nasceu prematuro, com 30 semanas, e nesta sexta-feira (19/5) completa 27 dias.
A mãe está estimulando a produção do leite com orientação da equipe do BHL, mas ainda não possui uma quantidade adequada para as necessidades de seu bebê.
“Hoje, meu filho está crescendo e se desenvolvendo graças à doação de outras mães. Cada ganho de peso é uma vitória”, agradeceu.
Do outro lado da ponta, Lais Justino, mãe do Samuel, de 1 ano e 3 meses, conta que tinha muito leite e entrou em contato com o Banco de Leite para saber como doar.
“Fui orientada sobre o manuseio e a maneira correta de estocar. A retirada dos fracos, feita em domicílio, só estimulou esse gesto de amor e carinho”.
COMO DOAR – Toda mãe que quiser ser doadora pode entrar em contato com o Banco de Leite do município por meio do telefone (11) 4365-1480 (ramal 1203) ou por Whatsapp (11) 96194-2262.
No primeiro contato, as funcionárias já informam o procedimento e dão as orientações de como doar. As mães não precisam ir até o hospital, todo o procedimento pode ser realizado na própria casa.
Elas recebem inclusive os frascos para colher o alimento e depois a equipe passa para retirar o leite armazenado.
Em 2017, o Banco de Leite conquistou o selo de qualidade na categoria ouro, em prêmio idealizado pelo Ministério da Saúde e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
Essa certificação atesta que todos os processos de padronização e manuseio do leite são respeitados e que a unidade fornece aos bebês um alimento com qualidade e segurança.
A unidade possui a máquina Human Milk Analyser-Myris, que detalha a quantidade exata de proteínas e gorduras fornecida a cada recém-nascido. A estrutura do banco conta com bombinhas especializadas para a ordenha e incentivo à produção.
O local possui cerca de 15 funcionários para atender toda a demanda e dar atenção exclusiva às mães e funciona todos os dias, por 24 horas.