Santo André inicia vacinação suplementar contra Covid-19 para profissionais da saúde

A Prefeitura de Santo André iniciou nesta terça-feira (5) a vacinação suplementar contra a Covid-19 para profissionais da saúde. Para receber a dose de reforço, os profissionais devem ter completado o ciclo vacinal, ou seja, devem ter recebido as duas doses da vacina (ou dose única) há pelo menos seis meses. A imunização foi iniciada nesta terça-feira em profissionais que atuam na rede pública e privada de urgência e emergência.
Esse profissionais receberão a vacina no local de atuação, sem necessidade de agendamento prévio. Já os profissionais liberais e de clínicas particulares que receberam a vacina Coronavac até o dia 31 de março, serão vacinados em formato drive-thru o agendamento deve ser feito no site
https://www.santoandre.sp.gov.br/agendavacina/agendamento/frmAgeDefault.aspx que indicará data, local e horários disponíveis.
A vacinação será disponibilizada, de forma gradativa, para os profissionais de saúde dos demais serviços.O agendamento do reforço também foi ampliado para idosos com mais de 60 anos. Todos os imunizantes disponíveis na rede pública de saúde são seguros, eficazes e podem ser utilizados nesta iniciativa.
"Santo André avança na imunização da nossa gente. Estamos próximos de atingir 90% da cobertura vacinal completa, o que nos dá segurança de iniciarmos planejamento para a retomada das atividades econômicas de maneira mais flexível. Por isso, comemoramos a adesão dos andreenses à vacina", destacou o prefeito Paulo Serra.
O reforço também foi disponibilizado para idosos com mais de 60 anos. No dia da vacinação é preciso levar documento de identidade e comprovante de recebimento das primeiras doses. Avanço na imunização - Santo André segue liderando a vacinação no ABC e foi a primeira cidade da região metropolitana a iniciar o reforço da vacinação contra o coronavírus. Em paralelo ao reforço do esquema vacinal, o município continua avançando na imunização com primeira e segunda dose.
Com mais de 1 milhão de doses aplicadas, 100% da população adulta já recebeu ao menos uma dose da vacina e 84% da população adulta já está com o esquema vacinal completo. Além disso, 90% dos jovens de 12 a 17 anos também já estão imunizados com a primeira dose e 11% dos idosos com mais de 60 anos já receberam a dose reforço da vacina.
A fisioterapeuta Camila Manini Moreira Gemenez, de 41 anos, atua como coordenadora técnica de rede de urgência e recebeu o reforço da vacina na tarde desta terça no Hospital de Campanha Pedro Dell'Antonia. "Estou muito feliz por ter recebido a terceira dose da vacina. Apesar de não ter deixado os cuidados de lado, usando máscara e álcool, além de evitar aglomeração, tomar a terceira dose nos deixa muito mais tranquilos e confortáveis", comentou.
O avanço na vacinação refletiu na diminuição das internações decorrentes de complicações da doença. Atualmente a taxa de ocupação geral do CHM (Centro Hospitalar Municipal) dos leitos destinados a pacientes com Covid-19 é de 11%. O hospital de campanha do Complexo Esportivo Pedro Dell'Antonia está há 35 dias sem ocupação.