Santo André encerra segunda edição do Festival Sabores da Cidade com o dobro de estabelecimentos participantes

O Teatro Municipal Maestro Flavio Florence, em Santo André, recebeu nesta terça-feira (17) a cerimônia de encerramento da segunda edição do Festival Sabores da Cidade. A iniciativa, realizada entre os dias 12 de maio e 11 de junho, contou com a participação de 206 estabelecimentos do setor gastronômico – o dobro da quantidade do ano passado. A ação promoveu preços promocionais nos restaurantes e similares com o objetivo de aquecer e fortalecer o setor.

O evento de encerramento contou com a participação de empreendedores do setor, dirigentes de entidades do segmento, influenciadores e parceiros. O público acompanhou duas palestras: de Guilherme Temperani e Antonio Maiolica, respectivamente CEO e chef do restaurante Fazenda Macaxeira, e de Lucas Piton, gerente de relações institucionais do iFood.

"Foi uma manhã de muita troca, muito conhecimento, agradecimento e certificação daqueles que tornaram possível mais essa edição do Festival que foi um tremendo sucesso, trazendo maior movimentação nas redes sociais, e consequentemente dentro dos restaurantes. Além disso, tivemos a possibilidade de troca de experiências com grupos já consolidados do setor de alimentação, como o iFood e o restaurante Fazenda Macaxeira" destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Evandro Banzato.

De acordo com Banzato, a segunda edição do Festival Sabores da Cidade registrou aumento de 119% no número de empresas participantes em relação à a edição anterior, que teve a adesão de 94 estabelecimentos.

A divulgação dos pratos promocionais para que o público conhecesse as ofertas e os restaurantes contou com a ação fundamental dos 23 influenciadores convidados a participar do Festival. Com total somado de 1,8 milhão de seguidores, os influenciadores fizeram 166 visitas a estabelecimento, que resultaram em 1,2 milhão de visualizações das postagens referentes aos restaurantes, bares e similares, incentivando a visitação do público para conferir os pratos e preços.

"A consulta do público ao site do Sabores da Cidade chegou a 31.263 acessos no período, número 40% superior ao do ano passado, o que mostra que mais pessoas estavam interessadas em conhecer as ofertas e dispostas a descobrir novos lugares onde comer e beber bem em Santo André", acrescentou Banzato.

A vice-prefeita de Santo André, Silvana Medeiros, reforçou que a parceria entre a prefeitura e o comércio local é fundamental para o desenvolvimento da cidade. "É uma colaboração que promove o desenvolvimento econômico, mas também o turismo, a qualidade de vida, a inovação e o entretenimento", disse.

Restaurantes, lanchonetes, cafeterias e similares que participaram aceitaram o convite da prefeitura e durante o período fizeram promoções que podiam ser no formato "leve 2 e pague 1", 20% de desconto em determinado item, ou ainda combo promocional com acompanhamento grátis e outras.

A adesão do aplicativo de delivery iFood, a partir deste ano, também possibilitou ao público ter acesso aos restaurantes do Festival sem sair casa. Quem optou por sair, contou com o auxílio do Google Maps, que nesta edição tinha disponibilizou a localização dos estabelecimentos participantes.

"O segmento gastronômico é muito importante para a cidade, gera muito emprego e muita renda, por isso é muito importante apoiar um evento que incentiva a pessoa a ficar e consumir na cidade de Santo André. O resultado é ótimo para os restaurantes, que têm a possibilidade de conseguir um aumento do movimento justamente em uma época de queda, entre as datas comemorativas do Dia das Mãe e do Dia dos Namorados. A Acisa sempre vai apoiar iniciativas que movimentem o comércio", disse o presidente da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André, Everton Dotto.

O Festival Sabores da Cidade é uma iniciativa da Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, e conta com apoio de Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), A Guardiã da Notícia, iFood, Sebrae, Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação), Sintragastroh (Sindicato dos Trabalhadores no Comércio e Serviços em Geral de Gastronomia, Alimentos Preparados, Bebidas a Varejo e Meios de Hospedagem de Santo André e Região), loja de descontos Um mais Humm, Tec Mobile, Shopping ABC e a SATrans.