Santo André é destaque no turismo e concorre a prêmio em cinco categorias

Santo André tem se destacado no turismo, recebendo constantes investimentos na área gastronômica e aprimorando os diversos outros segmentos que refletem na cadeia de atividades ligadas ao setor. Com o reconhecimento, a cidade está concorrendo ao Prêmio Top Destinos Turísticos, realizado pela ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil), juntamente com a SKÅL International São Paulo

Com o objetivo de identificar e selecionar os melhores destinos turísticos do Estado de São Paulo, a premiação auxilia na promoção da cidade como destino de destaque por possuir atrativos singulares nos segmentos no qual concorre.

No prêmio, Santo André está concorrendo nas categorias "Ecoturismo", "Estudos e Intercâmbios", "Gastronômico", "Cultural", "Religioso" e "Negócios e Eventos". Os votos na cidade serão contabilizados até o dia 15 de outubro pelo site https://votetop.com.br/cidade/santo-andre.

A participação, por parte de Santo André, tem como foco envolver o munícipe nesse processo de promoção da cidade e, com essa mesma oportunidade, coletar uma perspectiva da visão no segmento. Faz parte das premissas do Plano Diretor de Turismo e das estratégias de atração de visitantes, que geram o fortalecimento da rede de serviços, geração de oportunidades e empregos e melhorias na qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a pasta tem encarado o turismo como uma importante ferramenta na retomada econômica do pós-pandemia.

"A atividade econômica gera inúmeras oportunidades de emprego e renda para a nossa cidade, com olhar especial para a região de Paranapiacaba. Em recente estudo, realizado em parceria com a Strong, foram identificados os milhares de turistas que vêm para a cidade para visitarem a Sabina e Paranapiacaba. Na Vila, temos inclusive levado cursos de capacitação juntamente com o Sebrae, em parceria com a CVC. Bom salientar também que nossas atividades também atingem outras áreas, pois estamos também preparando um portal de turismo que será referência para todo o cenário nacional", contou Banzato.

Município de Interesse Turístico - Santo André tem protocolado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a requisição para o reconhecimento como cidade turística. A iniciativa agora passará por uma análise técnica pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.

A cada três anos, o Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), do Governo do Estado, faz um ranking entre as cidades com interesses turísticos. O próximo deverá ser realizado ainda este ano e, caso Santo André tenha uma boa colocação, terá a oportunidade de se tornar Município de Interesse Turístico (MIT), podendo obter recursos de até R$ 700 mil por ano, mediante a apresentação de projetos turísticos ou de infraestrutura turística.

Para que uma cidade possa se tornar MIT, seguindo a Lei 1261/15, ela precisa cumprir quatro exigências: entregar estudo de demanda turística referente ao ano anterior ao projeto de lei, inventário da oferta turística, plano diretor municipal de turismo e Conselho Municipal de Turismo instituído e atuante.

A realização do estudo de demanda turística no município teve início em outubro de 2020, com a formalização de acordo com a Strong Esags para a realização. Na parceria, a instituição forneceu apoio metodológico.