Santo André celebra 27 anos do Vem Maria e firma parceria com a Defensoria Pública

O Vem Maria, serviço referência no acolhimento e apoio às mulheres vítimas de violência em Santo André, celebra neste mês 27 anos de atuação. Para marcar essa trajetória de compromisso e transformação social na vida das andreenses, a Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Assistência Social, firmou uma importante parceria com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, que passará a atuar no equipamento em regime de plantão, uma vez por semana, prestando atendimento jurídico para as mulheres que utilizam o serviço.

"Celebrar os 27 anos do Vem Maria é reafirmar o nosso compromisso com a proteção e a valorização das mulheres de Santo André. Esta nova parceria com a Defensoria Pública é um avanço muito importante, pois amplia o acesso ao atendimento jurídico gratuito, fortalece a rede de apoio e garante mais dignidade e acolhimento para quem mais precisa. Vamos seguir trabalhando para que nossas mulheres se sintam cada vez mais amparadas e seguras em nossa cidade", afirmou o prefeito Gilvan Junior.

O objetivo da parceria é ampliar o acesso gratuito à orientação e atendimento jurídico para as mulheres atendidas pelo Vem Maria, fortalecendo a rede de proteção e garantindo direitos.

Além do prefeito Gilvan, estiveram presentes na comemoração a primeira-dama Jéssica Roberta, a secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris, a coordenadora do Nudem (Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria de São Paulo), Fernanda Costa Huesto, além da deputada estadual Ana Carolina Serra e de Fernanda Simoni, da Defensoria Pública de São Paulo

"Celebrar os 27 anos da sede do Vem Maria é reconhecer a força e a importância de um espaço que acolhe, escuta e transforma vidas. A luta contra a violência exige coragem, acolhimento e compromisso – e é exatamente isso que o Vem Maria representa para tantas mulheres em Santo André. Quero também exaltar todas as funcionárias que, desde a porta de entrada, fazem um trabalho excelente, oferecendo acolhimento, respeito e esperança a quem mais precisa", disse a primeira-dama Jéssica Roberta.

"Este é um passo muito importante na história do Vem Maria. Celebramos 27 anos de acolhimento com a certeza de que estamos fortalecendo ainda mais o suporte que oferecemos às mulheres da nossa cidade", destaca a secretária de Assistência Social, Ana Claudia de Fabris.

Com a nova parceria, as mulheres que procurarem o Vem Maria terão acesso facilitado à Defensoria Pública, que prestará atendimento jurídico no próprio espaço do serviço, sem necessidade de deslocamento para outros pontos da cidade. A medida reforça a atuação conjunta de diferentes setores públicos no combate à violência de gênero e no fortalecimento da cidadania em Santo André.

"Temos muito o que comemorar. O Vem Maria é um espaço importante de acolhimento a mulher vítima de violência, mas mais do que isso, é um serviço que vem crescendo para gente atender e acolher a mulher de Santo André. A gente agradece muito essa parceria com a Defensoria Pública e agora a mulher andreense tem mais essa facilidade", comemorou a deputada estadual Ana Carolina Serra.

"É nossa prioridade implementar atendimentos em serviços como o Vem Maria. Equipamentos especializados são importantes e fazem muita diferença na política pública. A Defensoria Pública na cidade está de portas abertas, mas é importante que haja um plantonista especializado para prestar esse atendimento, porque nosso objetivo em comum é que essas mulheres sejam bem atendidas e acolhidas", acrescentou Fernanda Costa Huesto, da Defensoria Pública de São Paulo.

Sobre o Vem Maria - Fundado em 22 de abril de 1998, o Vem Maria é um espaço de fortalecimento, acesso a direitos, reconstrução das relações sociais e familiares, estratégias coletivas de enfrentamento da violência, empoderamento, autonomia e protagonismo exclusivo e qualificado às mulheres cis e trans em situação de violência em Santo André.

No espaço, as usuárias são atendidas, recebem apoio e acompanhamento e também podem ser encaminhadas para outros locais e serviços do Sistema de Garantia de Direitos.

O Vem Maria está localizado na Alameda Gaspar Nogueira, 31, no bairro Jardim, de segunda a sexta, das 8h às 20h. A munícipe também pode procurar orientação em um dos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) ou Creas (Centro de Referência Especializada em Assistência Social) de Santo André, na Delegacia da Mulher (Rua Laura, 452 – Centro) e também via WhatsApp para o número 4992-2936.