Santo André avança na imunização e chega à marca de 200 mil pessoas vacinadas contra Covid-19
Santo André ultrapassou neste sábado (29) a marca de 200 mil pessoas vacinadas contra a Covid-19. A cidade segue avançando nas estratégias de combate à pandemia com muito planejamento e organização. O índice da cobertura vacinal para pessoas maiores de 18 anos é de cerca de 35%, média maior do que a registrada no estado e no Brasil.
“Mais de 200 mil andreenses já foram vacinados contra a Covid-19, uma marca que é fruto de intenso trabalho que estamos realizando para imunizar a nossa gente. Continuaremos avançando para proteger cada vez mais munícipes e salvar vidas”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
Nesta sexta-feira (28) a cidade ultrapassou outra marca, de 300 mil doses de vacinas aplicadas contra o coronavírus. O aposentado Ruy Barbosa Evangelista, de 64 anos, foi o munícipe que recebeu a dose de número 300 mil, na USF Vila Luzita. “Tenho agora a sensação de segurança, de um dever cumprido por parte dos nossos governantes e de um sentimento de alívio. Temos que nos precaver e ter consciência", comentou o munícipe.
Desde o início da campanha, Santo André recebeu 342.346 doses de imunizantes, entre Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, e Oxford/AstraZeneca, produzida pela Fiocruz. Para ser vacinado é necessário realizar agendamento no site https://www.santoandre.sp.gov.br/agendavacina/agendamento/frmagedefault.aspx A partir do cadastro são indicados local, data e horário para a vacinação.
Atualmente, Santo André está aplicando a primeira dose da vacina em pessoas com comorbidades e deficiência permanente acima de 40 anos e em profissionais que atuam no apoio a equipamentos de saúde ou drogarias, como recepcionistas, auxiliares administrativos de clínicas ou consultórios e atendentes de farmácia. Além disso, está disponível a aplicação da segunda dose do imunizante para munícipes com idade entre 80 e 89 anos.
Histórico - A vacinação em Santo André teve início em 19 de janeiro com a chegada do primeiro lote de Coronavac. Inicialmente a imunização foi destinada a profissionais de saúde que estavam na linha de frente de combate à Covid-19 nos hospitais de campanha, Centro Hospitalar Municipal (CHM), Hospital da Mulher, nas seis Unidades de Pronto Atendimento, além dos profissionais do Samu. As vacinas também foram distribuídas para o Hospital Estadual Mário Covas e para os hospitais privados do município.
Para garantir que o processo de vacinação fosse realizado de forma mais rápida e segura, a Prefeitura viabilizou cinco estruturas de drive-thru e um sistema de agendamento, para evitar aglomerações.
As estruturas foram montadas no Paço Municipal (Praça IV Centenário, no Centro), na Craisa (acesso pelo portão 5, na rua Varsóvia), no Estádio Bruno Daniel (Rua 24 de Maio, na Vila América), no estacionamento do Grand Plaza Shopping (Avenida Industrial, 600, com acesso pelo portão do Centro Empresarial) e no estacionamento do Atrium Shopping (acesso pela avenida Alexandre de Gusmão, s/nº, no estacionamento do piso G2). O horário de atendimento é das 8h às 17h.
Além dos drives, a Prefeitura também disponibilizou a vacinação em unidades de saúde estrategicamente escolhidas, para atender o público que não tem carro. A imunização nestes locais é feita por meio de agendamento durante a semana, mas no final de semana não é necessário agendar.
No caso de munícipes acamados, a vacina é aplicada em domicílio, com base no cadastro que cada paciente tem nas unidades de saúde.
Mais vacinas - A imunização contra a Covid-19 é realizada segundo a disponibilidade das remessas de vacinas do Ministério da Saúde. À medida em que o Governo Federal viabiliza mais doses, novas etapas do cronograma e públicos-alvo da campanha de vacinação são divulgadas.
Solidariedade - Os drive-thrus de vacinação da cidade estão recebendo 1 kg de alimento não perecível como doação. A contribuição não é obrigatória, mas pode fazer diferença na vida de andreenses que passam por necessidade neste momento de crise.
A iniciativa é do Fundo Social de Solidariedade, presidido voluntariamente pela primeira-dama Ana Carolina Barreto Serra. Os alimentos irão para o Banco de Alimentos, que está entregando os kits para as famílias de maior vulnerabilidade social da cidade.