Santo André abriu mais de 5 mil empresas em 2021
A cidade de Santo André registrou a abertura de 5.007 empresas em 2021, de acordo com dados da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). O número representa o saldo entre o total de empresas criadas e fechadas no ano, e mostra a recuperação da economia da cidade.
“Mesmo em meio à pandemia, a nossa cidade não deixou de crescer e de gerar oportunidades para a nossa gente. Os números refletem todo o nosso esforço para manter a economia aquecida e para fortalecer Santo André como um destino atrativo para novos investidores. Por isso, desburocratizamos o processo para aberturas de empresas, investimos em parcerias para oferecer capacitação para a nossa gente, com os cursos da Escola de Ouro, em um trabalho que não para mais”, afirmou o prefeito Paulo Serra.
De acordo com a Jucesp, Santo André conta com 80.334 empresas ativas e o tempo médio de abertura de empresas na cidade é de dois dias.
Desde o início da pandemia, a Prefeitura tem anunciado diversas medidas para auxiliar os empreendedores e mitigar os efeitos da crise provocada pela Covid-19.
Entre as medidas está a prorrogação até 30 de novembro o pagamento do ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) fixo e do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de imóveis comerciais e imóveis de uso misto, sem juros ou multas.
A Prefeitura também criou o Renegocia 2021, que permite aos munícipes renegociarem suas dívidas com a Prefeitura. O programa está em vigor desde 24 de maio. Quem, por exemplo, parcelar a dívida em até três vezes, terá redução de 100% dos juros de mora e da multa moratória.
Há diversas opções de parcelamento, podendo chegar a pagamento em até 60 vezes, com redução de 55% nos juros e multa. O munícipe terá até 20 de agosto para aderir ao programa.
A capacitação também é um dos objetivos da gestão. Além dos cursos da Escola de Ouro Andreense, a Prefeitura lançou o CapacitaTech, que reúne e oferece oportunidades para mais de 7.000 cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação.