CPETR de Santo André oferece serviço de recrutamento para empresas

Fotos: Alex Cavanha/PSA

Uma mensagem de texto, um telefonema ou até mesmo um email são as opções disponíveis para os empresários de Santo André que desejam contar com o serviço gratuito de recrutamento de mão de obra do Centro Público de Emprego Trabalho e Renda (CPETR). O órgão tem a função de conectar trabalhadores desempregados e empresários com oportunidades de colocação de trabalho, sem custo para nenhuma das partes.

Somente este ano, mais de 1,6 mil vagas de emprego foram cadastradas no CPETR por 28 empresas de pequeno a grande porte. O telefone do CPETR, que também funciona como WhatsApp, é 4433-0196, e o endereço de email é cpetr@santoandre.sp.gov.br.

"Uma das bases do trabalho realizado em Santo André para promover o desenvolvimento e a geração de emprego é a busca pela proximidade e pelo diálogo com todos os atores da sociedade. O poder público tem um papel muito importante como fio condutor para ajudar as empresas a preencher as vagas de trabalho que essas empresas têm em aberto, principalmente em um momento de crise, como o que está acontecendo não só no Brasil, como no mundo. Esse braço do poder publico facilitando a contratação é fundamental", afirmou o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato

Embora o CPETR seja referência para trabalhadores em busca de uma colocação no mercado de trabalho, o órgão também faz um trabalho proativo de captação das vagas junto aos empresários e auxilia no filtro desses colaboradores para encaminhar candidatos que estejam de acordo com as necessidades da empresa. "A Prefeitura de Santo André não só faz a captação das vagas, mas também realiza parte do processo de seleção, identificando os candidatos por bairro, por perfil", frisou Banzato

A empresária Alexandra Midori Zanoli, proprietária do Café Pitanga, no Centro, contratou dois dos seus oito funcionários por meio do CPETR, ambos neste ano. "A principal vantagem do CPETR é a praticidade. Antes eu procurava novos funcionários através do boca a boca, falando para as pessoas que eu tinha uma vaga ou então fazia cartazes e os interessados apareciam. Com o CPETR, quando eu cadastro a vaga, eles questionam qual o perfil do candidato que eu procuro para encaminhar pessoas de acordo com a minha necessidade", explicou

De acordo com a gerente de apoio ao trabalhador, Valquíria Lavecchia, o empresário que entra em contato com o CPETR para cadastrar uma vaga recebe dois formulários. Em um deles, o contratante especifica quantas vagas em aberto a empresa quer preencher, para quais funções, horários, salário e qual o perfil do funcionário que ele procura. "O outro formulário é sobre a empresa, ramo de atuação, porte, mês em que mais contrata, entre outras informações", explicou.

A vaga é então cadastrada no Sistema Nacional de Emprego (Sine) e pode ser acessada por todas as pessoas que estão em busca de emprego por meio do aplicativo do Sine Fácil. Os trabalhadores que desejarem ocupar aquela oportunidade e preencherem os requisitos são encaminhados para a empresa.

Por enquanto não é possível para as empresas cadastrarem vagas diretamente no Sine, apenas por meio de órgãos municipais como o CPETR.

O Centro faz então o acompanhamento desta vaga e solicita à empresa que notifique o CPETR quando a vaga for preenchida. Quando a vaga é muito específica, a equipe faz uma busca entre os candidatos cadastrados no Centro Público de acordo com o perfil desejado, oferecendo ao trabalhador a vaga.