Comitiva de Recife vem a Santo André para conhecer gestão de resíduos sólidos

A gestão de resíduos sólidos de Santo André se destaca há anos pelos bons exemplos de administração e políticas públicas, despertando a atenção de representantes dos setores público e privado de diversas cidades e estados brasileiros. Nesta terça-feira (8), o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) recebeu a visita de uma comitiva da Prefeitura de Recife que veio conhecer os serviços, equipamentos públicos e projetos socioambientais que existem no município.

Gestores e técnicos da autarquia receberam o diretor de limpeza urbana da Emlurb (Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana), Daniel Saboya; a gerente geral Alessandra Firmo; o diretor geral de planejamento e financeiro, José Mário; e o gerente do Centro de Controle Operacional, Daniel Moura, para apresentar a gestão de resíduos sólidos e trocar experiências dos dois municípios.

O programa Moeda Verde, que permite que moradores de comunidades carentes troquem recicláveis por alimentos, e a infraestrutura das Estações de Coleta receberam elogios dos representantes da capital de Pernambuco.

Prestes a completar cinco anos de existência, o programa já recebeu e destinou às cooperativas de reciclagem 831 toneladas de resíduos secos, distribuindo, em troca, 166 toneladas de frutas legumes e verduras às famílias participantes.

Com a entrega de mais sete Estações de Coleta até o começo do ano que vem, Santo André se tornará o município brasileiro com a maior rede de ecopontos, proporcionalmente à população.

No momento, já existem 23 equipamentos do tipo em operação para que a população possa descartar corretamente diversos tipos de materiais, como entulho, poda de vegetação, móveis, eletroeletrônicos, estofados e madeira.

Durante a visita a Santo André, a comitiva recifense teve a oportunidade de conhecer a Estação de Coleta Antonina – que recebe mais de 200 pessoas por dia –, o Aterro Sanitário Municipal – um dos equipamentos públicos mais bem avaliados pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) – e o programa Moeda Verde na comunidade da Vila Sá.