ÚLTIMAS NOTÍCIAS :
CHM de Santo André recebe consultoras do projeto Saúde em Nossas Mãos

Fotos: Alex Cavanha/PSA
O Centro Hospitalar Municipal (CHM), em Santo André, recebeu nesta semana consultoras do projeto Saúde em Nossas Mãos. A iniciativa, implantada há cerca de um ano no hospital, tem o objetivo de melhorar a segurança do paciente, reduzir em 30% as infecções hospitalares, além de aumentar em 30% a prática de higiene das mãos.
As consultoras do projeto foram recebidas pela diretoria do CHM, juntamente com os coordenadores da UTI pediátrica, a enfermeira Luciene Correa Postiço e o médico Domenico Monetta Neto.
"O CHM está de parabéns, com uma equipe bem coesa, que se reúne periodicamente para falar do projeto. Aliás, o projeto não acaba em 2023, é uma semente que está crescendo e poderá ser usada em outros espaços que precisam de melhorias para além da UTI pediátrica", avalia Cristiana Prandini, coordenadora de projetos do Hcor (Hospital do Coração). É uma troca. Todos ensinam e todos aprendem nesse processo de redução de infecções relacionadas à assistência à saúde, atingindo resultados excelentes", completa.
Em agosto de 2021 a UTI pediátrica do Centro Hospitalar Municipal ingressou no projeto Saúde em Nossas Mãos. A iniciativa está sendo realizada em todo o território nacional sob orientação de grandes hospitais como Albert Einstein, Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital do Coração, entre outros.
Este é um projeto de melhoria da gestão do SUS, do Ministério da Saúde, com metodologia do IHI (Institute for Healthcare Improvement). Para cada projeto há orientadores diferentes, e no caso do CHM, a orientação fica por meio do HCor.
Há cerca de um ano, o projeto piloto está sendo desenvolvido na UTI pediátrica do Centro Hospitalar Municipal e, com isso, tem reduzido as infecções como pneumonia associada à ventilação mecânica, infecção urinária associada à sonda vesical de demora e infecção primária de corrente sanguínea associada ao uso de catete venoso central.
"Já estamos dentro de um contexto de segurança do paciente e o projeto Saúde em Nossas Mãos vem reforçar os propósitos. Cultura de segurança é um processo, são pessoas que cuidam de pessoas. É preciso aprender com os erros e implantar processos de educação e qualificação para que eles não se repitam, pois a segurança é de todos", destaca a médica Ekatriny Antoine Guerle, coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do CHM.
Para a diretora administrativa do CHM, Analúcia Chaves, a iniciativa integra o processo de humanização.
"Tudo parte de um esforço de gestão em prol de uma assistência humanizada. E não dá para humanizar o cuidado sem humanizar as equipes, oferecendo condições de trabalho. Estamos humanizando de dentro pra fora com um controle rigoroso para que não faltem insumos e estrutura para o trabalho. E os bons projetos precisam ser multiplicados por todas as áreas do hospital", afirma Analúcia Chaves.