Acesso a crédito é abordado em etapa do Circuito Andreense de Empreendedorismo

As possibilidades de acesso a crédito neste período de retomada econômica foram explicadas aos pequenos e microempreendedores locais nesta segunda-feira (7), por meio de palestra virtual realizada no programa Circuito Andreense de Empreendedorismo.

O programa é uma ação de capacitação profissional promovida pelo Sebrae-SP e pela Prefeitura de Santo André, por meio da Escola de Ouro e da Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego.

Nos últimos meses, todas as etapas foram realizadas por videoconferência devido às medidas de isolamento social causadas pela Covid-19. Entre etapas presenciais e virtuais, desde o início das atividades, em 2018, o Circuito Andreense realizou 69 atividades, capacitando cerca de 1200 empreendedores até o momento.

Segundo o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Evandro Banzato, a ação tem sido fundamental para os pequenos e microempreendedores durante o cenário atual. “A capacitação profissional continua sendo um dos nossos pilares estratégicos para as atividades empreendedoras neste momento de retomada econômica. Só temos a agradecer ao Sebrae por essa parceria que temos, que possibilita sempre trazer temas relevantes para nossos empreendedores locais”, disse.

A próxima etapa do Circuito Andreense de Empreendedorismo será no próximo dia 21 de junho, com o tema “Como Anunciar no Facebook e Instagram”. As inscrições poderão ser feitas por meio do site http://bit.ly/Circuito21-06

Cursos de qualificação profissional – A qualificação profissional é um dos três eixos que a Secretaria de Desenvolvimento e Geração de Emprego tem se pautado, assim como a melhoria ao ambiente de negócios e a competitividade das empresas.

Com a expectativa de melhora no quadro geral da pandemia, a próxima fase de ação da Prefeitura é iniciar um amplo programa para retomada da atividade econômica, com programas estruturados de qualificação ao pequeno empreendedor e aos trabalhadores em geral para a retomada no mercado de trabalho. Também estão previstos programas de fomento ao comércio local e iniciativas para melhorar o acesso a oportunidades de crédito, dentre outras iniciativas a serem anunciadas nos próximos meses.

Partes destas iniciativas já estão sendo iniciadas, como o programa de qualificação ao pequeno empreendedor. Além do Circuito Andreense de Empreendedorismo, também há a Travessia Grande ABC, realizada em parceria com o Sebrae e Consórcio Intermunicipal do ABC, com estimativa de atendimento a cerca de 500 empresas.

No último mês, visando contribuir com o processo de transformação digital em curso no Brasil e na cidade de Santo André e colaborar para que não ocorra um “apagão” da mão de obra para o setor de Tecnologia da Informação, a Prefeitura de Santo André, por meio do Parque Tecnológico, lançou o programa CapacitaTech, que reúne e oferece oportunidades para mais de 7.000 cursos gratuitos na área de Tecnologia da Informação, ofertados por cerca de 80 organizações e empresas do Brasil e do mundo. Além dos cursos, o CapacitaTech também conta com outras 42 oportunidades para certificações profissionais.

Os programas de qualificação técnica da Escola de Ouro Andreense também já estão retomando sua força, com a oferta de cinco turmas de qualificação que foram realizadas no mês de abril em diversas áreas e que contaram com pagamento de bolsa auxílio de R$ 210.