Vacina contra a dengue em Ribeirão Pires tem crianças e adolescentes como público-alvo

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, segue realizando a vacinação contra a dengue, que tem como público-alvo crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A municipalidade realiza a vacinação em todas as unidades de Atenção Básica — USFs e UBSs —, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A cidade segue reforçando a imunização e orientando os responsáveis, principalmente por meio da rede municipal de ensino, a vacinarem e retornarem para a segunda dose.

O esquema vacinal consiste em duas doses, com intervalo de três meses entre ambas. Em casos de infecção recente pelo vírus, recomenda-se aguardar seis meses para o início do esquema vacinal. A diretora de vigilância à saúde de Ribeirão Pires, Patrícia Bezerra, alerta para a importância de manter o esquema vacinal em dia.

“É fundamental que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes para completar o esquema vacinal. A imunização é a melhor forma de prevenção contra a dengue e evita complicações da doença. Além disso, a vacina complementa outras medidas preventivas, como o combate aos criadouros do mosquito”, disse Patrícia Bezerra.

Campanha de Vacinação nas Escolas - A Secretaria de Saúde e Educação deve iniciar na próxima semana a Campanha Nacional de Vacinação nas Escolas. Equipes de saúde estão vistoriando a caderneta de vacina e imunizando os estudantes da E.M Sebastião Vayego de Carvalho e Engenheiro Carlos Rohm, as duas escolas com fundamental II na rede municipal.