UBS Central em Ribeirão Pires realiza palestra de prevenção ao suicídio

A Unidade Básica de Saúde do Centro de Ribeirão Pires promoveu, nesta terça-feira, dia 21, palestra aos usuários da UBS sobre a prevenção ao suicídio. A ação faz parte do calendário da Estância Turística para o “Setembro Amarelo”.
A palestra foi ministrada pela psicóloga da unidade, Elisabete Cassado, que salientou que as pessoas devem ficar atentas umas às outras para identificação de um comportamento depressivo: “Temos que estar atentos às pessoas. Saber ouvir e procurar o que pode ser feito para melhorar a vida, é fundamental para evitar que uma pessoa passe por momentos difíceis no que diz respeito a sua saúde mental”, explicou.
Bullying e Saúde Mental - Simultaneamente, na Escola Municipal Sebastião Vayego de Carvalho, no bairro do Ouro Fino Paulista, o psicólogo do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Ribeirão Pires, William Hendrix, ministrou a palestra sobre Bullyng e Saúde Mental para os alunos do fundamental II.
Dentre suas colocações, William abordou as consequências que o bullying pode trazer para a vida do jovem estudante: “A primeira delas é a dificuldade escolar, posteriormente, ansiedade, que pode ocasionar transtornos alimentares para algumas pessoas e, por fim, a depressão”, salientou o profissional, antes de completar: “O estudante tem que ter ciência também que a cobrança demasiada consigo, pode levar a queda no desempenho escolar. Então, é importante que o adolescente tenha também uma conexão afetiva com alguém para buscar essa ajuda tão necessária”, finalizou o psicólogo.
Ribeirão Pires segue empenhado nas ações do setembro amarelo. Ainda nesta terça-feira, das 17h às 19h, haverá uma palestra sobre suicídio e automutilação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Luzia. Na quinta-feira, dia 23, as escolas públicas e privadas irão fazer uma ação coletiva de sensibilização em alusão ao “Dia da Vida”.
Munícipe da cidade e paciente da Unidade de Saúde, Nelly Ramos Cardoso, aprovou o evento: “Foi muito interessante, é uma coisa que está acontecendo muito e é necessário termos essa orientação" disse.