Setembro Amarelo: Ribeirão Pires alerta para fatores sociais que podem motivar suicídio

O suicídio pode ser considerado como um ato que o indivíduo comete contra si próprio cuja a intenção é tirar a vida. Entretanto, há fatores sociais por trás de cada realização que influenciam uma pessoa a executar tal ação. Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria, as taxas mortes referentes ao suicídio aumentam em períodos de recessão econômica ou desemprego.
A assistente social do CAPS (Centro de Apoio Psicossocial) de Ribeirão Pires, Cristiane Theodoro Evangelista, vai além. Segundo ela, diversos outros fatores podem ser elencados:"Situação de violência doméstica, desemprego, histórico familiar, abuso sexual, são outros pontos que implicam nesta relação", comentou.
Outros fatores de risco também devem ser levados em consideração. "Se a pessoa já tem um histórico de crises de ansiedade, depressão, ou até mesmo aspectos psicológicos como o desespero e desamparo, é comum que essa pessoa tenha um pensamento suicida e busque o serviço de apoio, através do CAPS", completou a assistente social. Segundo levantamento recente da Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires, a projeção é que no final de 2021 haverá um aumento de mais de 50% nos atendimentos relacionados à saúde mental em comparação com o período pré-pandemia.
Por conta deste aumento de atendimentos, Cristiane destaca a importância dos trabalhos desenvolvidos nos CAPS no combate ao suicídio: "Nosso olhar é voltado para o acolhimento, para a pessoa e para cada área de uma maneira especial. Então, é importante procurar a equipe de saúde mental, que estamos preparados para atendê-los", finalizou.
Ribeirão Pires oferece atendimento relacionado a saúde mental através de três Centros de Apoio Psicossociais, são eles:
CAPS AD - Álcool e Drogas
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Domingos Benzenuto, 12 - Centro
Telefone: (11) 4827-4509
Centro de Apoio Psicossocial Infantil
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Avenida Fortuna, 320 - Centro
Telefone: (11) 4828-1511
Centro de Apoio Psicossocial II - Adulto
De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Rua Afonso Zampol, 41 - Centro
Telefone: (11) 4824-3025