Projeto de restauração de móveis antigos mantêm viva a história de Ribeirão Pires

 

O Museu Histórico de Ribeirão Pires está restaurando móveis e objetos que possuem valor histórico para a cidade. Nesse reavivamento, itens selecionados estão passando por processos de cuidados individuais, como é o caso de uma mesa que pertenceu ao Américo Del Corto, Maestro responsável pela composição do hino municipal.

Funcionários da própria prefeitura estão cuidadosamente tocando esse projeto, através de trabalhos manuais, que utilizam métodos desde repintura até descupinização, a fim de manter a memória que cada um desses móveis carrega.

Fora a exposição, museu também desempenha um trabalho de manutenção do acervo. Tal exercício se faz necessário pois alguns dos artigos exibidos, principalmente móveis antigos, acabam se deteriorando com o passar do tempo, sendo necessária a aplicação de um minucioso esforço para com o restauro dos objetos. "Também fazemos um tratamento localizado de patologias. São correções de defeitos que aparecem em decorrência do tempo e manuseamento de objetos", destacou o Dirigente dos Museus de Ribeirão Pires, Marcílio Duarte.

Moveis de figuras importantes de Ribeirão Pires já passaram por restaurações, como itens da Famílias Prisco, e também da Família Gallo. Essas técnicas são aplicadas pelos próprios funcionários do museu, como ressalta Marcílio: "Já estamos desenvolvendo esses métodos de restauro com nossos funcionários. São técnicas simples de manutenção que também agrega em suas funções".

Ações de restauro se iniciaram no atual governo de Clóvis Volpi, e ocorrem somente no Museu Histórico Municipal, no entanto, o projeto visa se expandir no município, além de criar uma oficina de restauro dentro do próprio museu.