Programa Cidadania Aqui de Ribeirão Pires presta mais de 340 atendimentos no primeiro trimestre

Tendo percorrido ao longo do primeiro trimestre deste ano os bairros de São Caetaninho, Jardim Verão, Parque Aliança e Jardim Valentina, a ação itinerante Cidadania Aqui, desenvolvida pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), em parceria com a Secretaria de Saúde, prestou 340 atendimentos aos munícipes.
"O Cidadania Aqui é uma ferramenta fundamental para facilitar o acesso dos moradores aos serviços ofertados pelas Sapis, diminuindo a distância da população com a Assistência Social. Nosso objetivo é ampliar essa oferta de atendimento, buscando ampliar as parcerias e programas complementares à ação", explicou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social, Leonardo Biazi.
Foram, aproximadamente, 160 atendimentos feitos pela equipe técnica da Sapis – psicólogos e assistentes sociais – que promovem orientações em geral; encaminhamentos para a rede municipal de serviços e para emissão de documentos civis; informações sobre benefícios e; encaminhamentos para as unidades dos CRAS da cidade, quando necessário.
Entre os tipos de atendimentos mais procurados durante a ação do Cidadania Aqui estão as orientações sobre os serviços prestados pela Assistência Social e os programas ligados ao Cadastro Único – além de orientações, informações sobre suas condicionalidades, programas sociais agregados a ele – entre os quais o Auxílio Brasil.
O CadÚnico é um instrumento utilizado pelo Governo Federal para registrar e identificar famílias de baixa renda em todo País, permitindo que o Poder Público conheça suas necessidades.
Já pela Unidade de Saúde da Família (USF), com aferição de pressão arterial, medição de glicemia entre outras orientações, prestaram 80 atendimentos.
Parceria – As edições do Cidadania Aqui contaram com a parceria da Secretaria de Saúde, mais especificamente com o Serviço de Atenção Especializada / SAE – Ambulatório de Infectologia (orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis, Hepatites Virais, Tuberculose e Hanseníase, distribuição de kits de prevenção com preservativos masculinos, femininos e gel), que prestou 200 atendimentos, e o Serviço de Saúde Bucal (com exame de prevenção de câncer de boca e orientações de higiene bucal), com 38 atendimentos no mesmo período.