Profissionais da Educação de Ribeirão Pires recebem formação “Mata Atlântica nas Escolas”
Coordenadores pedagógicos e professores da rede municipal de ensino de Ribeirão Pires iniciaram nesta semana a formação online “Mata Atlântica nas Escolas”, oferecida por meio de parceria entre a organização sem fins lucrativos “formigas-de-embaúba” e integrantes da OCA – Laboratório de Educação e Política Ambiental (ESALQ/USP).
Os docentes participarão, até o final do mês, de atividades semanais voltadas à Educação Ambiental Crítica.
“A partir do curso, esses profissionais poderão multiplicar os saberes e aplicar os novos conhecimentos em projetos práticos dentro das unidades de ensino”, explicou a Orientadora Educacional dos Anos Finais, Tatiane Ribeiro.
Participam da formação 35 coordenadores e professores de 15 escolas municipais de Ribeirão Pires. Cada participante recebeu kit com sementes de espécies utilizadas na regeneração da Mata Atlântica, como árvores nativas e espécies de adubação verde. Ao final do curso, que compreende seis encontros virtuais e estudos na plataforma online, os docentes apresentarão projeto para a implantação de minifloresta dentro da unidade de ensino, ou projeto que se adeque melhor ao seu contexto. As atividades acontecem no período noturno e são gratuitas para os participantes, e foram oferecidas gratuitamente à Prefeitura.
“Espera-se que esse seja o início de uma parceria longeva com a organização sem fins lucrativos formigas-de-embaúba para reflorestarmos os corações de nossos jovens e criarmos essas áreas verdes de vegetação nativa em nossas escolas” – formigas-de-embaúba.