Equipe da Sapis visita Sala de Acessibilidade do Senac Aclimação

Equipe da Secretaria de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis) efetuou, recentemente, visita técnica ao Senac Aclimação para conhecer os recursos de tecnologia assistida oferecidos pela sala de acessibilidade. São recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades de pessoas com deficiências. Izete Malaquias, bibliotecária e representante da Inclusão no Senac da Aclimação, fez toda a apresentação da estrutura e equipamentos.

A proposta da Sala de Acessibilidade do Senac Aclimação é acolher, compreender e contribuir para a autonomia da pessoa com deficiência, além de colaborar para a inclusão no âmbito acadêmico e social.

"Essa troca de conhecimentos e experiências é fundamental para que possamos buscar alternativas e ferramentas que estimulem a autonomia das pessoas com deficiência da nossa cidade", completou o secretário de Assistência, Participação e Inclusão Social (Sapis), Leonardo Biazi.

Entre os equipamentos de tecnologia assistida presentes na Sala de Acessibilidade estão: ACE (dispositivo eletrônico de texto, voz e ampliador portátil para pessoas cegas e com baixa visão); impressora Braille e a opção Braille e tinta simultaneamente; impressora térmica Teca-Fuser que transforma imagens impressas ou desenhadas com caneta preta à base de carbono em relevos; Sara-PC (scanner com voz que converte documentos impressos em áudio) e muito mais.

Funcionário público da Prefeitura de Ribeirão Pires há 22 anos, Valdecir Ramalho Sousa, 55 anos, ficou maravilhado como leque de possibilidades que os equipamentos ofertados na Sala de Acessibilidade trazem para a vida da pessoa com deficiência visual como a dele.

"Nunca tinha tido contato com o Orcam, um óculos que permite reconhecer e descrever pessoas, produtos, cédulas e cores. Tudo isso traz autonomia e independência para nós", completou.