Equipe ambiental de Ribeirão Pires visita Mogi das Cruzes para conhecer projetos alternativos de tratamento de esgoto

“A implantação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes é vital” explicou a secretária. (Divulgação/PMETRP)
A secretária do Meio Ambiente, Habitação e Desenvolvimento Urbano de Ribeirão Pires, Andreza Araújo, acompanhada de sua equipe, esteve em Mogi das Cruzes na manhã desta sexta-feira, dia 08, para conhecer de perto projetos de tratamento de esgoto alternativos em áreas rurais da cidade.
Ribeirão Pires não possui áreas rurais, porém 100% de seu território, mesmo sendo considerado urbano, está em uma região de proteção e recuperação de mananciais, o que dificulta a disponibilidade de saneamento básico para toda a população.
“A implantação de sistemas alternativos de tratamento de efluentes é vital para contribuição na disponibilidade de água em qualidade e quantidade para gerações vindouras”, explicou a secretária.
Na Estância ainda existem regiões que não possuem o tratamento de esgoto tradicional, sendo assim, os projetos de tratamento alternativos se mostram como uma solução para melhorar a qualidade de vida.
Além da questão do saneamento, os tratamentos alternativos podem ajudar a evitar uma crise hídrica, como explicou a secretária: “a escassez hídrica é um problema mundial que compromete a qualidade de vida em todas as partes do planeta. A preservação e a conservação dos recursos hídricos é essencial para o desenvolvimento sustentável das cidades”.