Educação de Ribeirão Pires celebra o Dia Nacional da Alimentação Escolar

A Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires celebrou nesta sexta-feira, 21, o Dia Nacional da Alimentação Escolar, destacando importantes ações adotadas na rede municipal de ensino, em consonância com o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar.
O cardápio oferecido aos 7.100 alunos das 33 escolas municipais é elaborado pela nutricionista Silvana Mieza, e prioriza alimentações saudáveis, equilibradas e ricas em nutrientes, contendo frutas, hortaliças, alimentos de origem animal, alimentos com fonte de vitamina A e seus precursores, como gema de ovo, leite, folhosos verdes escuros. Diariamente, a Secretaria de Educação serve cerca 13 mil refeições na merenda escolar.
Para creches, o cardápio não contém nenhum alimento ultraprocessado ou que contenha açúcar. Bolos e tortas são feitos nas cozinhas escolares e biscoitos não contém aditivos alimentares. Para alunos com necessidades alimentares especiais, são fornecidos mediante laudo médico com opções para substituições.
A secretária da Pasta, Rosí de Marco, ressalta que os alimentos das merendas privilegiam a Agricultura Familiar da Estância: “Valorizamos os produtores daqui, pois conhecemos bem a procedência dos alimentos e ajudamos a aquecer a economia local, fortalecendo as relações com as pessoas da nossa cidade”, disse.