Com reunião e força-tarefa nas ruas, Prefeitura de Ribeirão Pires segue mobilizada após chuvas intensas

Após a forte chuva que atingiu Ribeirão Pires, a segunda-feira (5) foi de continuidade nos trabalhos realizados já iniciados desde as primeiras horas do último domingo. Com reunião do comitê de crise liderada pelo prefeito Guto Volpi, secretariado e equipes das pastas se reuniram no Paço Municipal para tratar da reestruturação, analisar os principais danos causados pelas chuvas e realizar um diagnóstico para os próximos passos. Além do encontro, equipes da Prefeitura, lideradas pela Defesa Civil estiveram nas ruas durante todo o dia realizando vistorias, acolhimento e a limpeza das áreas afetadas.

“A temporada de chuvas traz grandes desafios para Ribeirão Pires e toda a região. No entanto, o trabalho integrado das secretarias e a rápida mobilização das equipes foi fundamental para esse momento. Estamos voltados 100% para as crises climáticas principalmente nesse verão e vamos reforçar ainda mais as ações já realizadas na cidade como os desassoreamentos, reforçar a limpeza das bocas de lobo realizadas de forma permanente pela Zeladoria Urbana, bem como a Regional de Ouro Fino”, destacou o prefeito Guto Volpi.

As equipes estiveram novamente em todos os locais atingidos no domingo (4), entre eles, a Rua José Bonifácio, na Vila Aurora, que foi constatado o rompimento da boca de lobo de captação pluvial em decorrência das fortes chuvas. Prontamente, a equipe realizou a vistoria no local e não constatou maiores riscos. Para a segurança do imóvel é necessária a reconstrução da boca de lobo, verificação das demais guias, contenção do talude e nivelamento adequado da via.

Foram visitados também Rua Rui Barbosa, na Estância Noblesse, Rua Romão Goes, no Centro Alto onde houveram registros de intercorrências. Centro, Ponte Seca, Jardim Iramaia, Roncon, Jardim Valentina e Santa Clara, bairros afetados por alagamentos pontuais também foram locais vistoriados e receberam limpeza.

A equipe do Fundo Social de Solidariedade percorreu os bairros atingidos realizando a distribuição de cestas básicas para as famílias afetadas. Além disso, também realizou mutirão de limpeza na região da Vila Marqueza. A equipe de Assistência Social vem realizando também o acompanhamento do caso para manter apoio por meio dos programas sociais.

A Prefeitura de Ribeirão Pires segue como Operação Verão Seguro (OVS), conforme estabelece o Decreto nº 7.588, de 29 de agosto de 2025, que institui a operação no período de 1º de dezembro a 15 de abril. Além das ações preventivas e dos protocolos emergenciais adotados durante o período de maior pluviosidade, o município realiza ações permanentes de enfrentamento às enchentes, como o desassoreamento de córregos e a limpeza de galerias pluviais. Nesta segunda-feira (5), os serviços de desassoreamento foram realizados no Jardim Ribeirão Pires.

Conscientização sobre descarte irregular de lixo - Durante as análises realizadas pelas equipes da Prefeitura foi constatado que um dos principais fatores que ocasionaram os pontos de alagamento foram o entupimento das bocas de lobo, por meio de descarte irregular de lixo. Pedaços de colchão, sofá e entre outros foram encontrados em bocas de lobo. O secretário de zeladoria e manutenção urbana, Nando Gianasi, destacou a importância do poder público e sociedade civil caminharem juntas no combate às enchentes.

“A Prefeitura realiza um trabalho anual de ações no combate às enchentes. Pedimos a compreensão e também o apoio da população para descartar corretamente os lixos, acionar nossas equipes do cata-bagulho e acompanhar o calendário da coleta que passa em seu bairro”, destacou o secretário.

Apenas em 2025, a prefeitura realizou mais de 26 mil metros de desassoreamento de córregos e rios, bem como mais de 2 mil atendimentos realizados pela equipe do cata-bagulho com mais de 1 toneladas tirada das ruas. O agendamento deve ser realizado por meio do telefone (11) 4828-1609.