Alunos da E.M. Prof. Lavínia aprendem matemática brincando
A Escola Municipal Prof. Lavínia de Figueiredo Arnoni, do Centro Alto de Ribeirão Pires, encontrou uma maneira divertida de estimular o aprendizado de matemática durante o ensino remoto. Professoras e equipe gestora da unidade desenvolveram brincadeiras e jogos matemáticos para incentivar a participação nas aulas e promover a integração entre os alunos, familiares e profissionais da Educação. Bingos, jogo da velha, dobraduras, entre outros desafios, foram propostos como parte das atividades online, entre maio e junho.
"O 'Projeto Matemático' intensificou o aprendizado de nossos estudantes através de jogos e de situações problema, envolvendo a realidade, o cotidiano, como forma de consolidar conceitos matemáticos. Essas atividades, divertidas, foram trabalhadas com as famílias das crianças no ensino remoto, de acordo o perfil pedagógico de cada etapa. Para os alunos do primeiro ano, por exemplo, as tarefas e jogos aliaram o ensino da matemática e do português, importante no processo de alfabetização", explicou a coordenadora da E.M. Prof. Lavínia de Figueiredo Arnoni.
As professoras de cada turma enviaram os jogos e brincadeiras matemáticas com desafios numéricos. Para a realização das atividades, os alunos e seus familiares utilizaram materiais encontrados em casa. Além de trabalhar as habilidades matemáticas de cálculo e raciocínio lógico, o projeto aperfeiçoou a capacidade espacial e visual, despertou a curiosidade e criatividade para resolver problemas, entre outros benefícios.
Parte das turmas jogou online, com o auxílio das professoras e compartilhando os novos conhecimentos com seus colegas. As brincadeiras feitas em casa com as famílias também foram fotografadas e as devolutivas foram enviadas às professoras.
A rede municipal segue em recesso até o dia 19 de julho. A partir do dia 20, as atividades pedagógicas começam a ser retomadas, inicialmente no ensino remoto.