Prefeitura de Mauá retoma as hortas escolares

A Prefeitura de Mauá retomou o projeto das hortas escolares, ação intersetorial que envolve as secretarias de Educação, de Segurança Alimentar e de Verde e Meio Ambiente, e é desenvolvida em 18 escolas municipais — a expectativa é ampliar para 20 no próximo ano. O trabalho envolve alunos com idade entre 4 e 5 anos, professores e funcionários das unidades de ensino.
Nesta quinta-feira (11/11) foi realizada colheita nas EMs (Escolas Municipais) Oswald de Andrade (Jardim Zaíra) e Professora Marcia Regina Abraham (Jardim Santa Lídia). Os alimentos foram direto para a cozinha para serem servidos na merenda dos alunos que estudam no período intermediário, ou seja, permanecem na escola das 11h30 às 14h30.
As hortas funcionam como salas de aula ao ar livre, com papel fundamental de ecoalfabetização. Nesses espaços pedagógicos são abordados temas como alimentação saudável, hábitos de higiene, além das relações entre os seres vivos e a natureza, como a influência do vento, da terra, do sol e da água. A partir daí, o cuidado com as hortaliças passa a ser diário.
As escolas recebem mudas de alface e sementes de rúcula, de beterraba e de cenoura. E têm a liberdade de plantar seguindo os interesse das crianças. Os alimentos produzidos são usados na alimentação escolar para motivar os estudantes a gostar de produtos saudáveis e livres de agrotóxicos.