Prefeitura de Mauá realiza palestras sobre erradicação do trabalho infantil

Em 12 de junho é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. A Prefeitura de Mauá preparou uma série de palestras no decorrer deste mês para conscientizar a população quanto ao tema. O debate sobre o trabalho infantil é essencial para que a sociedade possa superar o problema.
É consenso entre especialistas que a exploração de mão de obra de crianças e adolescentes é prejudicial para a educação, à saúde e ao desenvolvimento dos menores. Jovens em situação de exploração acabam expostos a riscos de acidentes e são alvos constantes de criminosos e abusadores.
O trabalho protegido é permitido a adolescentes a partir de 14 anos na condição de aprendiz, em que o jovem deve estar matriculado e cursando instituição regular de ensino. Essa é a única forma de garantir a formação para o mercado de trabalho e, também, manter as condições para o desenvolvimento pleno da cidadania do menor.
As palestras oferecidas pela Prefeitura são desenvolvidas de forma conjunta entre equipes dos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centros de Referência Especializados de Assistência Social) e entidades parceiras do município que atuam na prevenção e no acompanhamento psicossocial de famílias em vulnerabilidade social.
Na terça-feira (14/06), a palestra foi realizada no CRAS Oratório. Dia 15/06, a ação ocorre no Recanto Tia Célia, a partir das 14h. Dia 21/06, as atividades serão em três locais: no CRAS Parque das Américas, às 9h; no CRAS São João, às 13h30; e no CRAS Zaíra, às 14h. Dia 24/06 também serão três palestras: no CRAS Oratório em dois períodos, 9h30 e 13h30; e no CRAS Feital, às 14h. No dia 27, a ação será realizada no CRAS Vila Mercedes, às 8h30.
Para denunciar casos de trabalho infantil, munícipes podem recorrer ao disque 100 ou comparecer a um dos CREASs ou CRASs da cidade. As equipes especializadas verificarão quais as melhores medidas podem ser tomadas em cada caso.