Prefeitura de Mauá prepara programação de atividades no “Agosto Lilás”

A Prefeitura de Mauá é uma aliada na prevenção da violência contra a mulher. Durante o chamado 'Agosto Lilás', diversas atividades estão programadas para fortalecer o engajamento neste embate. Ao longo de todo o mês serão realizadas rodadas de 'Cine Debate' nos CRASs (Centros de Referência de Assistência Social) e na sede da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres, com apresentação do documentário 'A violência contra a Mulher e uma história real'. O vídeo é baseado no triste cotidiano das vítimas de violência doméstica e destaca a aplicação da Lei Maria da Penha.
As primeiras unidades dos CRASs a receber o ‘Cine Debate’ serão: Parque das Américas (Rua Estados Unidos, 84), na segunda-feira (15/08); Oratório (Rua Salvador, 266), na terça-feira (16/08); e Macuco (Rua Remo Luiz Corradini, 115), quinta-feira (18/08).
A proposta é chamar atenção para a reflexão sobre o tema e ajudar a transformar a realidade. A atividade será designada aos dirigentes de entidades participantes da rede de proteção social, apoiadas pelos CRASs e famílias atendidas do PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família).
No dia 19 de agosto, no Teatro Municipal, será realizada capacitação para o enfrentamento da violência contra a mulher, direcionada aos dirigentes da rede estadual de educação.
A Prefeitura de Mauá está fortalecendo sua rede de proteção e de prevenção a ocorrências abomináveis como a sofrida por Maria da Penha e outras tantas mulheres. Desde 2021 já foram realizados mais de 500 atendimentos, oferecendo apoios jurídico, psicológico e social.
Algumas dessas mulheres já foram encaminhadas para abrigos e também conseguiram recolocação profissional. As ações foram fortalecidas a partir de 8 de março de 2022, com a inauguração do Viva Maria (Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência).
O contato com a equipe do Viva Maria pode ser feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (11) 4512-7706/7615 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O endereço é Rua Santa Cecília, 489, Bairro Matriz, ao lado do 1º DP (Distrito Policial) de Mauá.
Quem sofrer ou flagrar violência doméstica pode denunciar ligando para os números da Patrulha Maria Penha da GCM (153) ou da Patrulha Maria da Penha da Polícia (190).