Prefeitura de Mauá faz capacitação de profissionais de saúde para o combate à hanseníase

No Janeiro Roxo, mês de conscientização sobre os cuidados e a prevenção da hanseníase, a Prefeitura de Mauá promoveu nesta quinta-feira (19/01) capacitação de agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem da rede pública que visa, além da reciclagem, a intensificação da busca por pacientes sintomáticos. Participaram 77 profissionais. O treinamento terá sequência na segunda-feira (23/01), com médicos e enfermeiros.

O enfrentamento da doença é feito a partir do diagnóstico precoce. Se a enfermidade não for cuidada, há riscos de complicações. A hanseníase tem cura e o tratamento é ofertado pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Em Mauá, o ambulatório de hanseníase, localizado na Avenida da Saudade, 396, Vila Vitória, fone: 4555-7407, oferece exames e procedimentos para o diagnóstico. Disponibiliza ainda tratamento e acompanhamento, incluindo pessoas já curadas que podem apresentar reações ou sequelas, assim como a avaliação dos contatos. Os casos suspeitos são encaminhados e investigados no local. Em 2022, o município contabilizou 03 casos. Todos os pacientes ainda estão em tratamento.

Os sintomas mais comuns da doença são manchas com perda ou alteração de sensibilidade para calor, dor ou tato; formigamentos, agulhadas, câimbras ou dormência em membros inferiores ou superiores. Caso note algum destes sinais procure o médico.