NOTA OFICIAL - Mauá não aplicou vacina vencida contra Covid
Diferentemente do divulgado nesta sexta-feira (02/07) pelo jornal 'Folha de S.Paulo' e replicado por outros meios de comunicação, Mauá não aplicou vacinas vencidas contra a Covid. Dos lotes considerados suspeitos, o município recebeu apenas o 4120Z005, em 26 de janeiro deste ano. Essas vacinas tinham prazo de validade até 14 de abril. Todas as doses foram aplicadas até 5 de março, portanto, um mês e nove dias antes do vencimento.
A Prefeitura de Mauá esclarece que o engano deve ter ocorrido em razão de problemas no lançamento de dados no sistema do VaciVida, do governo estadual. As datas de registro da vacinação de apenas 15 moradores (os que teriam sido imunizados com doses vencidas) ocorreu posteriormente à aplicação das doses, quando as vacinas já teriam passado do prazo de validade. A Secretaria Municipal de Saúde está levantando as informações para identificar o o ocorrido no lançamento das vacinas no sistema estadual.
Segundo a reportagem publicada pela Folha, milhares de cidades no país teriam aplicado vacinas vencidas. O Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde) e o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) divulgaram nota oficial conjunta sobre as informações publicadas https://www.conasems.org.br/nota-conjunta-conass-e-conasems-aplicacao-de-doses-vencidas-da-astrazeneca-friocruz.
Todo o processo de imunização contra a Covid em Mauá é altamente controlado, e um dos critérios para que as vacinas sejam aplicadas é exatamente o prazo de validade das mesmas. A Prefeitura de Mauá preza pela vida dos munícipes e trabalha com responsabilidade. Mauá aplicou 210.691 vacinas até essa sexta-feira, 2 de julho - 166.661 (primeira dose), 43.919 (segunda) e 111 (dose única). Além disso, foi uma das poucas cidades a não interromper a vacinação, mesmo antecipando a imunização a grupos prioritários e a novas faixas etárias.
A cobertura vacinal das primeiras doses alcançou nesta sexta-feira 49% da população com 18 anos ou mais e aptas a serem imunizadas. A partir da terça-feira (06/07), Mauá inicia a vacinação ao público de 38 anos.