Mauá realiza caminhada para incentivar a doação de sangue

Nesta quarta-feira, 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, será realizada em Mauá a Caminhada pela Vida. A ação da Prefeitura, por meio da secretaria de Saúde, organizada pelos profissionais da UBS (Unidade Básica de Saúde) Magini, busca incentivar o gesto solidário, ajudando a manter o estoque na região. Em apoio a essa causa nobre, dezenas de comerciantes da cidade, entre 18 e 25 de junho, irão oferecer descontos para quem apresentar comprovante de que doou sangue nesta quarta-feira.

O ponto de partida será na própria UBS, a partir das 8h, em direção ao Posto de Coleta de Sangue, localizado no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente), na Rua Luís Lacava, 229, Vila Bocaina. Ao final do trajeto, os participantes da ação, incluindo trabalhadores da unidade e público em geral, irão doar sangue. A expectativa da atividade, que integra as celebrações do Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a doação de sangue, é reunir 100 pessoas. A recomendação é que todos vistam branco ou vermelho.

O posto funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h30. O serviço pode ser agendado pelo aplicativo Colsan, baixado na Google Play Store ou Apple Play Store. Há ainda a opção por ordem de chegada no local.

Inaugurado em março, o posto é resultado de parceria entre a administração municipal e a Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue). Atende demanda dos moradores da cidade, que precisavam ir para outros municípios a fim de doar sangue.

Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e vir alimentado, porém evitado refeições gordurosas três horas antes.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos.

Outras informações podem ser obtidas no link: https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.