Mauá promove 'mamaço' para sensibilizar sobre o aleitamento materno
A terça-feira (24/08) ensolarada e com clima quente levou grávidas e lactantes ao Parque Ecológico do Guapituba. No Agosto Dourado, mês de incentivo ao aleitamento materno, a Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria da Saúde, promoveu um 'mamaço' para conscientizar a população sobre a importância da prática.
A atividade teve piquenique ao ar livre com a participação de mães e gestantes que recebem acompanhamento em cinco UBSs (Guapituba, Primavera, Vila Carlina, Vila Assis e Parque São Vicente). A iniciativa integra as ações de promoção e apoio ao aleitamento materno na rede municipal de saúde até o fim do mês.
Para a cabeleireira e manicure Ariane de Oliveira Valentim, 19 anos, moradora do Jardim São Judas, que carregava no colo o pequeno Lorenzo, de 4 meses, o aleitamento vai além da questão da saúde: “Representa também o afeto entre mãe e filho. Vou amamentá-lo até quando ele quiser”, garantiu.
A dona de casa Fabíola Tavares, de 31 anos, da Vila Mercedes e mãe de Théo Henrique, 3 meses, segundo filho dela, também apoia a prática. “A amamentação é muito importante. O meu primeiro, hoje com 5 anos, mamou até desistir. Espero que o Théo vá pelo mesmo caminho”, contou.
O 'mamaço' também teve palestras com profissionais de saúde a respeito dos benefícios da amamentação para a nutrição e imunização das crianças e para a saúde bucal.
Primeiro filho da dona de casa Emily Maria Bueno, de 39 anos, João Gabriel, hoje com 4 anos, mamou até ela ficar grávida de Luís Miguel, de 1 ano. “Senão ele iria continuar”, divertiu-se ela. “A amamentação diz respeito à própria natureza e é um processo completo. Significa saúde, nutrição e vínculo emocional com a mãe”, explicou.
Grávida de nove meses de Milena, a dona de casa Maíra de Lima Leite, de 32, do Jardim Guapituba, tem experiência no assunto. Amamentou a filha Beatriz, de 14, até os 3 anos: “O aleitamento cria aproximação com os bebês e dá a eles todas as vitaminas necessárias”, disse ela, que torce para repetir a proeza. “Espero que eu tenha bastante leite”, brincou.