Mauá libera vacina contra a meningite para jovens de 15 a 19 anos

A vacina meningocócica C (conjugada) está disponível em Mauá para os jovens entre 15 e 19 anos ainda não imunizados, conforme orientação do governo estadual. O prazo é até julho ou enquanto durarem os estoques.

A meningocócica C integra o Calendário Nacional de Vacinação, sendo administrada em esquema de duas doses para crianças com menos de 1 ano — a primeira aos 3 meses de idade e a segunda aos 5. O reforço é a partir de 1 ano (até 4 anos, 11 meses e 29 dias).

Criança até 10 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores da saúde e da educação também estão aptos a receber o imunizante. Os adolescentes de 13 e 14 anos podem tomar a meningocócica ACWY até junho.

As 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade aplicam a vacina de segunda a sexta, das 9h às 16h. É preciso apresentar RG ou CPF e carteirinha de vacinação. Profissionais da educação e da saúde devem levar ainda crachá ou holerite para comprovar a atuação na área.

A meningite é uma inflamação que atinge as meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central. Pode ser causada por vírus, bactéria, parasita ou fungo. Entre os sintomas estão dor de cabeça, vômito e febre. A vacina protege contra a doença, evitando surtos, internações, sequelas e até mortes.