Mauá atinge 91% de cobertura vacinal da primeira dose

A campanha de imunização contra a Covid em Mauá, iniciada há mais de um ano, alcançou nesta terça-feira (1º/02) uma marca significativa. O município, que já aplicou 816.792 doses, chegou a 91,2% de cobertura vacinal da primeira dose ou única do público com 12 anos ou mais.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a população deste grupo etário na cidade é de 391.111 pessoas. Do total, 356.695 deram início ao ciclo de imunização — 11.935 tomaram a primeira dose em outras cidades.

Atual foco da campanha, o público de 5 a 11 anos, que soma 51.725 pessoas, atingiu 33% de cobertura. Foram 17.064 crianças vacinadas em apenas 14 dias.

A imunização contra o coronavírus em Mauá foi iniciada em 19 de janeiro de 2021, tendo como grupo prioritário os profissionais de saúde. Em ritmo acelerado, chegou às 100 mil doses quatro meses depois. Desde o começo não foi registrada a falta de vacinas.

Para aumentar a população imunizada, a Prefeitura promoveu série de ações. Ampliou até as 20h o horário de três UBSs – Flórida, Magini e Zaíra 2 – e fez mutirões e forças-tarefas aos fins de semana.

Recentemente, implantou o agendamento on-line para crianças de 5 a 11 anos como parte do processo de informatização da saúde. Para realizar o cadastro, basta clicar no botão 'Agendamento – Vacinação Contra a Covid' (https://mauaportal.sissonline.com.br/).

A aplicação de doses contra a Covid ocorre nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 funcionam até as 20h.

É possível ajudar a combater a fome na cidade ao se imunizar. Doe qualquer alimento da cesta básica para a campanha 'Mauá na luta contra a fome' no dia em que for tomar a vacina. Não é obrigatório, mas ajudará muito a quem não tem o mínimo para colocar na mesa.

A Prefeitura de Mauá reforça o pedido às pessoas continuarem com os cuidados sanitários. Usem corretamente a máscara, mantenham a higiene das mãos frequentemente e o distanciamento físico. Evitem aglomerações.