Mauá assume o compromisso de cidade educadora

Mauá volta a assumir o compromisso de ser uma cidade educadora. A decisão foi ratificada na noite desta terça-feira (30/11), no Teatro Municipal, durante o evento em comemoração ao Dia Internacional da Cidade Educadora. A atual gestão assinou a carta-compromisso da AICE (Associação Internacional das Cidades Educadoras). No documento elaborado pela entidade, localizada em Barcelona (Espanha), é estabelecido que os municípios desenvolvam políticas públicas — em todas as áreas de governo — em prol da educação. 

Em Mauá, o evento, cujo slogan das atividades realizadas ao redor do mundo foi 'Cidade Educadora não deixa ninguém para trás', teve transmissão pela internet. O tema foi pensado levando em conta o momento atual, no qual as administrações devem estar ao lado da população que mais precisa de apoio para tornar inclusiva a recuperação no pós‐pandemia. Para tal, será necessário reforçar a ação municipal à luz dos valores da carta-compromisso, nomeadamente, a igualdade de oportunidades, a inclusão, o progresso social e o crescimento sustentável.

Uma Cidade Educadora entende a educação como patrimônio coletivo, corresponsabilidade de todos os agentes sociais, inclusive da própria cidade, para corrigir desigualdades e garantir uma educação de qualidade para todos. Além disso, a diversidade em todas as suas dimensões é uma fonte de riqueza e aprendizado e onde todos se encaixam, para receber e também contribuir.