Conferência Municipal de Saúde Mental de Mauá discutirá políticas para o setor

Programada para 27 de abril, a 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Mauá, promovida pela Prefeitura e coordenada pelo Conselho Municipal de Saúde, irá elaborar diretrizes para as políticas públicas municipal, estadual e nacional do setor. Antes, nesta segunda-feira (04/04), será realizada na UBS (Unidade Básica de Saúde) Primavera a primeira reunião preparatória.
Na atividade haverá a escolha dos delegados e a discussão de proposições para a conferência. A série de encontros, sempre das 9h às 12h, terá sequência nesta terça-feira (05/04), na UBS Paranavaí. Na quarta (06/04), a iniciativa ocorrerá na unidade Macuco, quinta (07/04) na Flórida e sexta (08/04) na Feital.
As rodas de conversa são abertas à população e também a representantes dos usuários e trabalhadores da saúde.A Conferência Municipal de Saúde Mental de Mauá tem como tema 'A Política de Saúde Mental como Direito: pela Defesa do Cuidado em Liberdade, Rumo a Avanços e Garantia dos Serviços da Atenção Psicossocial no SUS'.
O debate abordará questões como política de saúde mental e os princípios do SUS: universalidade, integralidade e equidade e impactos na saúde mental da população, além dos desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.
A rede de atenção psicossocial municipal conta com três CAPs (Adulto, Álcool e Drogas e Infantil), dois serviços de residência terapêutica, 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), Consultório de Rua, Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) e o Hospital Nardini.