Projeto Riacho Grande: ISA CTEEP avança na construção de linhas de transmissão subterrâneas

A ISA CTEEP, líder no setor de transmissão de energia do País, avança nas obras para a construção de duas linhas de transmissão subterrâneas que pertencem ao empreendimento Projeto Riacho Grande, cujo objetivo é aumentar a confiabilidade no fornecimento de energia para São Paulo e região do ABC. A previsão do órgão regulador é de investir mais de R$ 1,1 bilhão e gerar 2,2 mil empregos locais.

Os serviços são executados pela EP Engenharia, empreiteira contratada pela ISA CTEEP, nos municípios de Santo André e São Caetano do Sul, que ocorrem no período diurno, das 7h às 17h, e na região central de São Paulo, das 22h às 6h, de acordo com a autorização dos órgãos competentes. As obras consistem em duas etapas: uma contempla a construção de encaminhamentos das linhas de dutos subterrâneos e outra consiste no lançamento de cabos, seguido do fechamento definitivo das caixas de emendas de 345kV para a desobstrução total das vias.

As vias passam por alterações temporárias, com interdições parciais que possuem a devida sinalização por meio de equipamentos, como faixas refletivas, placas de orientação e barreiras físicas de caminho seguro para pedestres locais.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) também monitora as interdições e orienta o trânsito para garantir as condições de fluidez e preservar a segurança dos usuários das vias. Informações sobre o trânsito podem ser obtidas por meio do telefone SP 156. A ISA CTEEP mantém, ainda, um canal aberto para a população esclarecer dúvidas ou enviar sugestões sobre as obras, que é o 0800 580 3243.

Confira os locais e períodos estimados para as intervenções para os próximos dois meses (sujeitas a adequações):

São Paulo | Etapa - Construção de dutos

Local

Período estimado
Avenida Presidente Wilson, entre os números 1448 e 4200

Em curso até 23/7
Santo André | Etapa - Construção de dutos

Local

Período estimado

Avenida Lauro Gomes
Em curso até 2/7

Rua Lauro Muller
Em curso até 2/7

Santo André | Etapa - Lançamentos de cabos

Local

Período estimado

Rua Moema, Avenida Brasília, Rua Soares Sampaio

Em curso até 15/6
Rua Americana, Avenida Gangel Pestana, Rua Ascalon, Estrada João Ducin

De 17/6 a 2/7
Rua Guaporé, Avenida Higienópolis, Rua Caraguatai, Rua Caminho do Pilar

De 14/6 a 25/6
Rua Andaraí, Rua Muritinga

De 26/6 a 4/7
São Caetano do Sul | Etapa - Construção de dutos

Local

Período estimado
Avenida Lauro Muller, Rua Capivari

Em curso até 15/6

Rua Juruá
De 18 a 19/6

Rua Domitila
De 3/7 a 5/8

Rua José de França Dias
De 17 a 18/7

Rua Nelly Pelegrino
De 22 a 23/7

Rua Manoel Augusto Ferreirinha, Rua Padre Manoel de Nóbrega
De 26 a 29/7

Escopo do Projeto Riacho Grande

O empreendimento engloba duas linhas de transmissão subterrâneas de 345 kV, que somam 44,6 km, uma linha de transmissão aérea de 345 kV, com 9 km, a ampliação de duas subestações (Miguel Reale e Sul) e a construção de uma nova compacta e abrigada com 800 MVA de potência (São Caetano do Sul), ideal para centros urbanos. Arrematado no lote 7 do Leilão de Transmissão nº 01/20, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto tem previsão de ser entregue até março de 2026.

- R$ 1,1 bilhão de investimento (Capex Aneel);
- 2 linhas de transmissão subterrâneas que somam 44,6 km;
- 1 linha de transmissão aérea com 9 km;
- 2 subestações ampliadas;
- 1 nova subestação com 800 MVA de potência;
- 2,2 mil empregos locais.

Sobre a ISA CTEEP
Pioneira no desenvolvimento de inovações que contribuem com a transição energética, a ISA CTEEP é formada por mais de 1.600 colaboradores e atua em 18 Estados do Brasil, operando uma rede de transmissão por onde trafegam cerca de 30% de toda a energia elétrica transmitida no País e aproximadamente 95% no Estado de São Paulo. A companhia está comprometida em contribuir com a mitigação e a adaptação às mudanças climáticas e promove programas que geram impactos sociais e ambientais positivos (saiba mais).

Seu sistema elétrico é composto por mais de 31 mil km de circuitos (cerca de 28 mil em operação e 3,4 mil em construção), incluindo ativos próprios e controlados em conjunto, e 137 subestações próprias (129 em operação e oito em construção) com tensão de até 550 kV. Seu acionista controlador é a empresa colombiana ISA, que detém 35,82% do capital total.