Orquestra Filarmônica Carlos Gomes em parceria com a Igreja Matriz de São Caetano traz ao grande público um “Concerto Barroco”.

A Orquestra Filarmônica Carlos Gomes em parceria com a Igreja Matriz de São Caetano juntamente com o Padre Paulo traz ao grande público um “Concerto Barroco”. Concerto este, que contará com solistas convidados e um repertório de músicas do período Barroco: Outono de Vivaldi que faz parte das Quatro Estações com o solista Davi Graton, Árias de Opera de Handel com o Soprano Tania Gomes, Adagio de Albinoni e a Suite 02º de Handel. Sob a regência do maestro Eron Calabrezi, a orquestra formada por jovens músicos, traz em suas apresentações um tom alegre e enérgico, proporcionando assim, um espetáculo de grandes emoções!

Informações (Ficha Técnica)
Local – Igreja Matriz de São Caetano do Sul (Sagrada Família)
Endereço – Praça Cardeal Arco-Verde, 100 – Centro – São Caetano do Sul - SP
Nome do Concerto – “Concerto Barroco”
Data – 23/04/2023
Horário – 19h30
Observação – Será após o término da missa.

Orquestra: A corporação Musical Carlos Gomes, fundada em 13 de maio de 1924, teve como um dos seus principais fundadores o Sr. Antônio Serafim Zampieri, onde foi músico e maestro. Sendo uma das corporações musicais mais antigas de São Bernardo do Campo, participou de vários eventos importantes na história da cidade.

Reativada através do nosso jovem maestro Eron Calabrezi e com um corpo diretivo que tem em mente um projeto inovador para a cidade de São Caetano do sul e região. O maestro iniciou este projeto em 2018 com ajuda da diretoria, onde já passaram mais de 50 jovens instrumentistas e hoje contamos com um corpo efetivo de 23 músicos bolsistas.

Projeto este que vem se destacando no cenário do grande ABC Paulista e no Estado de São Paulo, por sua seriedade e comprometimento em trazer estrutura e oportunidades à adolescentes e jovens através de um programa educacional voltado à profissionalização e preparação para o mercado de trabalho.

Um dos objetivos é guiar o caminho para a profissionalização na música. Através do aprendizado e das experiências adquiridas durante o processo, muitos que hoje fazem parte da orquestra, está sendo em sua primeira orquestra. Nesta nova fase alçamos novos vôos, proporcionando melhores condições de aprendizagem e acreditando que a música tem um poder de desenvolvimento intelectual independentemente da idade e que é um dos maiores bens, valorizar o ser humano, preservando assim, a cultura da música instrumental popular e erudita.

Biografia Maestro Eron Calabrezi: Eron Calabrezi é um músico de talento inspirador que se dedicou à música e à performance. Com apresentações ao vivo inesquecíveis e gravações de estúdio impecáveis, ele sempre aperfeiçoou suas capacidades técnicas e sua sonoridade para se destacar no mundo da música. Teve sua formação inicial no Conservatório Musical de sua família como violinista, sendo Spalla da OSCA por 02 anos.Cursou Bacharel em Violino pela FAMOSP (Faculdade Mozarteum de São Paulo).

Vencedor do Prêmio Eleazar de Carvalho por 03 vezes na Categoria Jovens Regentes, nos anos de 2015, 2019 e 2020, adquiriu o 1º lugar no Concurso Jovens Regentes com a Sinfônica de Minas Gerais no ano de 2018 e 2º lugar no Concurso de Regência com a Sinfônica Jovem de Goiás.

Participou de vários cursos, festivais e laboratórios de regência, dentre eles, Filarmônica de Minas Gerais, Sinfônica de Goiânia, Filarmônica de Goiás, Sinfônica de Santo André e Festival de Campos do Jordão. Tem como seus mestres o Maestro Roberto Tibiriçá e o Maestro Cláudio Cruz e atualmente faz parte da Academia de Regência da OSESP e ocupa o cargo de Diretor Artístico e Regente da Orquestra Filarmônica Carlos Gomes.

Repertório:
Suite Nº 02 – F. Handel (12 minutos)
Outono - A. Vivaldi (10 minutos)
Solista - Violinista “David Graton”
Adagio – T. Albinoni (08 minutos)
Ária “A Tempestade” da Ópera Giulio Cesare – G. F. Handel (07 minutos)
Ária “Lascia Ch´io Pianga” da ópera Rinaldo – G. F. Handel (05 minutos)
Solista – Soprano “Tania Gomes”
Rondó – H. Purcell (03 minutos)
Bis – Ária “O Mio Babbino Caro” da Ópera Gianni Schicchi – G. Puccini (05 minutos)
Solista – Soprano “Tania Gomes”
Total de tempo de música: 50 minutos.
Total de tempo em média do concerto: 01 hora e 10 minutos.