Museu das Ilusões alia educação e entretenimento para todas as idades

Com mais de 90 peças distribuídas por 1.500 m², o Museu das Ilusões reúne diversão e conhecimento sobre ilusões visuais, mensagens subliminares e a relação entre tempo, espaço e consciência, capaz de entreter o público, de forma lúdica e interativa. 

A exposição joga com a perspectiva, o sombreamento e outros princípios da física, evocando uma ampla gama de sensações em visitantes de todas as idades, como a escultura do Van Gogh e a da Régua, que confunde os visitantes, dando a impressão de os tamanhos serem diferentes a partir do que vemos, sendo necessário a razão para compreender a realidade. Além de oferecer espaços instagramáveis, com os painéis 3D, que divertem com fotos e filmagens de situações que parecem impossíveis.

“O estudo das ilusões óticas revela como nossas mentes frequentemente fazem suposições sobre o mundo, moldando nossas imagens com base em nossos sentidos, perspectivas e informações pré-existentes, frequentemente nos fazendo enxergar o que não é real” explica Julio Abdalla, físico e curador do museu.

O evento utiliza o conceito de edutainment, também chamado de edutretenimento, que alia educação e entretenimento. Paulo Zimmermann, diretor executivo do Museu, explica que este é um dos motivos de tanto sucesso do museu das ilusões pelo país, um evento educativo que se utiliza de recursos de entretenimento para despertar a curiosidade das pessoas. “A exposição traz uma proposta que incentiva a cultura e a ciência pelo país com uma atividade para todas as idades, que permite a interação de várias gerações, dos avôs aos netinhos”, reforça Zimmermann.

A montagem no Shopping Metrópole conta com o inédito Labirinto de Espelhos, além de peças feitas exclusivamente para o museu, como as esculturas do Santos Dumont e da Marilyn Monroe e seis novos painéis 3D: Gatinho, Panqueca, Casulo de Experiência, Cofre dos Sonhos, Tubarão, Viking Gigante, Primata Feroz e Excalibur

“É uma experiência interativa e educativa, perfeita para grupos escolares em busca de aprendizado lúdico, entusiastas da ciência e visitantes em busca de diversão que desafie os sentidos e faça refletir sobre como percebemos o mundo ao redor”, reforça Valeria De Biasi, superintendente do Shopping Metrópole.

Sobre o Shopping Metrópole    
Celebrando 45 anos de história com a cidade e a habitantes de São Bernardo do Campo, localizado no coração do município e pioneiro na região do Grande ABC, o Shopping Metrópole une praticidade para resolver as demandas diárias com sua ampla oferta de serviços e oferece entretenimento diferenciado para toda a família com cinema, restaurantes, rico mix de lojas e atrações especiais para celebrar junto com a sociedade esse marco importante. O empreendimento conta operações âncoras, como Academia Smart Fit, C&A, Lojas Americanas, Marisa, Renner e Riachuelo, e os restaurantes Outback, Si Señor, Pecorino, Madero e Bar do Alemão. Além do complexo da Rede UCI Cinemas com nove modernas salas de exibição. O shopping adota boas práticas, que seguem altos padrões de gestão ambiental, de segurança e saúde ocupacional.        

Funcionamento: Segunda-feira a sábado, das 10h às 22h; domingos e feriados, Praça de alimentação das 12h às 22h e lojas das 14h às 20h.      
Endereço: Praça Samuel Sabatini, 200, Centro – São Bernardo do Campo (SP)
Site | @ShoppingMetropole      

Sobre os Criadores
 A curadoria do Museu das Ilusões é do físico e professor Julio Abdalla, também curador da maior exposição científica itinerante do Brasil, a ExperCiência, empresário em Uberlândia. Interessado em museus de ciências e por despertar o conhecimento de forma lúdica na forma como estes espaços interagem com o visitante, tem por hábito visitar museus do gênero em todo o mundo.  

O projeto tem consultoria e desenvolvimento de Paulo Zimmermann, especialista em projetos de entretenimento, especialmente de ideias criativas para eventos em shoppings. Interessado em eventos interativos e em entretenimento, pesquisa e viaja em busca de novas experiências pelo país e exterior.   
Foi da união do conhecimento destes dois especialistas que nasceu a ideia do Museu das Ilusões, fruto da criatividade desse encontro.  

“Conheci o Julio em uma instalação da ExperCiência, que se tornou a maior exposição itinerante de ciências do país. Foi amor à primeira vista, pela exposição e pela paixão que ele tinha pelo assunto. Levamos a ExperCiência às principais cidades do país, para os mais diversos shoppings. Nessa turnê, tivemos a inspiração do Museu das Ilusões, que é um enorme sucesso de público e crítica”, conta Paulo.  

SERVIÇO:   
Museu das Ilusões - até dia 30 de abril
Local – Piso G1, acesso pela escada rolante ao lado da loja Riachuelo ou pelo elevador próximo da loja Lupo   
Horário - Segundas-feiras: só funciona a bilheteria das 10h às 21h 
  Terça a sábado - das 10h às 22h, com entrada até às 21h. 
  Domingos e feriados - das 12h às 20h, com entrada até às 19h. 
Valor do ingresso - R$ 80 inteira e R$ 40 meia-entrada. Valor promocional para Grupos e Famílias a partir de três pessoas ou mais: 3 pessoas: R$ 120, 4 pessoas: R$ 160, 5 pessoas: R$ 200, 6 pessoas: R$ 240,00.  
Ingressos: à venda na bilheteria instalada próxima a loja Riachuelo e online pelo site do Museu .
Agendamento para escolas– 11 99799-2881