Instituto SECI fecha 2025 com ampliação de projetos e aumento nas contratações

De olho em 2026, o Instituto SECI, com sede em Santo André, acaba de fechar um balanço das atividades dos últimos 12 meses. A organização, focada na promoção e inclusão social, passou a atender 1.492 crianças. Também houve ampliação em projetos, incluindo uma grande parceria com a Petrobras, e no quadro de colaboradores.

Em 2025, a assinatura do convênio com a Petrobras rendeu resultados relevantes ao SECI, beneficiando 700 alunas e alunos por meio do projeto “Educação em Movimento”. As modalidades esportivas de “No Tatame” atenderam 296 participantes, enquanto o “Solta o Som” recebeu 312 crianças e adolescentes interessados nas aulas de instrumentos como percussão, guitarra, contrabaixo e canto.

No total, 451 novas matrículas foram realizadas. Dessas, 333 novas vagas foram destinadas a meninas, distribuídas percentualmente em 60% no projeto “Educação em Movimento”, 40% no “No Tatame” e 48% no “Solta o Som”.

Entre os principais desafios do ano, o SECI destaca questões relacionadas ao terceiro setor, especialmente os principais entraves enfrentados por organizações sociais e as oportunidades de melhoria na sustentabilidade financeira. A resposta veio por meio de uma ampla reestruturação organizacional focada em processos mais maduros e eficientes.

A instituição também ampliou sua presença digital, atingindo 12 mil seguidores nas redes sociais, um marco que reflete o fortalecimento da comunicação com a comunidade e a transparência na prestação de contas das ações realizadas.

De acordo com Guilherme Ferreira, presidente do Instituto SECI, a ampliação do quadro de funcionários também foi um passo importante que enfatiza o amadurecimento da organização. “Atualmente, o Instituto SECI conta com 42 colaboradores ativos – 30 contratados via CLT e 12 MEI – e realizou 15 novas admissões em 2025. O intuito para o ano que vem é potencializar ainda mais a equipe com a contratação de mais cinco colaboradores”.

Reestruturação e inovação
Entre as inovações adotadas pela instituição está o investimento em tecnologia para otimização de processos e atividades, além da ampliação da utilização de plataformas de gestão, como o Monday. Com a tecnologia, os colaboradores tiveram o acompanhamento de projetos e reestruturação de modelos operacionais facilitados. A organização também implementou matrícula simplificada, reorganizou os números de contato, documentou processos de recuperação e realizou reuniões rápidas de alinhamento.

Já para as crianças em situação de vulnerabilidade financeira, a plataforma de matrículas foi integrada ao Sistema Gov, que identifica as famílias que recebem benefício do Governo Federal.

O Instituto SECI também passou por uma grande reforma para atender ao crescimento operacional e número de crianças. O escritório, recém-inaugurado, é ocupado pela gestão e pelos colaboradores de cada setor, otimizando processos e fortalecendo a integração entre as áreas.

O Refeitório também foi reformado e as novas mesas compõem o espaço para as crianças realizarem suas refeições. As salas do Reforço Escolar também foram contempladas com novas mesas e cadeiras, garantindo o conforto das crianças durante o período de aprendizagem.

"Encerramos 2025 com a certeza de que estamos construindo um modelo pedagógico sólido, baseado na excelência e na sustentabilidade. Nosso compromisso é com a transformação social por meio da educação de qualidade, sempre ouvindo as famílias e a comunidade. Os desafios nos fortaleceram, e os resultados mostram que estamos no caminho certo para ampliar nosso impacto positivo na vida das crianças e jovens atendidos", afirma Ferreira.

Com o intuito de seguir promovendo o desenvolvimento integral, aliado à educação, cultura e esporte como ferramenta de transformação, o Instituto SECI tem expectativa de aumentar em 15% o número de participantes, além de aumentar também as atividades da organização