Instituto nossa arena: uma nova força em prol da transformação social por meio do esporte

O Instituto Nossa Arena, organização social sem fins lucrativos, nasce com o objetivo de garantir a participação de meninas, mulheres e pessoas trans no esporte. A instituição criada por Júlia Vergueiro, sócia proprietária da Nossa Arena - casa do esporte feminino em São Paulo – visa ser uma ponte entre financiadores e organizações que atuam diretamente nas comunidades mais vulneráveis do Brasil. Desenvolver habilidades socioemocionais, promover a saúde física e mental, reduzir índices de violência são alguns dos desafios a serem superados por meio da criação de espaços seguros, capacitação de educadores e engajamento das famílias.

“Sabemos que temos privilégios que nos permitem acessar fontes de recurso que muitas organizações não conseguem. A criação do Instituto é a forma que encontramos de descentralizar esse acesso e apoiar quem está na ponta, com a contrapartida de que essas ONGs garantam a participação de meninas e pessoas trans nos seus programas esportivos e educacionais. Assim como na Nossa Arena, queremos seguir contribuindo para uma sociedade mais saudável, ativa, colaborativa e respeitosa”, afirma Júlia Vergueiro, fundadora da ONG.

Uma pesquisa da ONU Mulheres mostra que meninas que praticam esporte tendem a adiar a gravidez, permanecer mais tempo na escola e conseguir melhores empregos, o que é constatado por meio de outro estudo, o Play to Lead, desenvolvido pela Women’s Sports Foundation. Segundo o relatório, a experiência esportiva tem influência direta nas carreiras profissionais e no acesso a cargos de liderança. O esporte prepara as mulheres para trabalhar em equipe, aprender com os erros e lidar com a pressão. Praticar alguma modalidade durante a juventude ajuda no desenvolvimento de lideranças e faz com que meninas tenham maior probabilidade de ocupar posições executivas na vida adulta.

“Praticar esportes, além de ser um direito previsto em lei, é fundamental para a saúde e para o desenvolvimento de habilidades e competências, refletindo em outras áreas da vida. O Brasil precisa investir na inclusão esportiva como ferramenta de transformação social, e as meninas e pessoas trans que estão nas periferias são as mais afetadas pela falta de oportunidade”, comenta Júlia Vergueiro.

Empresas interessadas em elaborar programas em parceria com o Instituto Nossa Arena podem entrar em contato direto pelo email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.