Indústrias de cidades do ABC unem forças em iniciativa do CIESP para ações conjuntas e protagonismo regional

O setor industrial do Grande ABC deu um passo decisivo rumo ao protagonismo estratégico regional. O CIESP Santo André promoveu, na última terça-feira (22), o 1º encontro do recém-criado Comitê das Grandes Empresas, iniciativa voltada às grandes empresas da região, reunindo executivos de gigantes como Petrobras (RECAP), Braskem, Unipar, Prometeon e Cerdia. O objetivo do grupo de trabalho é aproximar importantes indústrias de um espaço de articulação, fortalecer a representatividade do segmento e impulsionar a competitividade do setor produtivo local.
Mais do que um fórum de diálogo, a estratégia do CIESP Santo André busca consolidar um núcleo de inteligência industrial voltado ao compartilhamento de desafios, construção de soluções conjuntas e posicionamento ativo da indústria nos debates que envolvem o desenvolvimento da região. A expectativa é de que, nos próximos encontros, novos grupos se somem à iniciativa, ampliando o alcance e a força da representação empresarial dentro do CIESP.
Força produtiva e relevância econômica
As empresas participantes representam setores fundamentais para a economia regional. A Petrobras/RECAP, representada por Geórgia Cavalcanti de Farias e Gustavo Bernardo da Silva, é referência nacional em refino. A Unipar, com Antônio Tacidelle, é protagonista em cloro e soda. A Braskem, com Fabriccio Nunes da Silva, lidera a produção de resinas termoplásticas. A Cerdia, representada por Daniela Varjão, atua com celulose especial de alta tecnologia. Já a Prometeon, com Cleibson Gonçalves da Silva, é uma das maiores fabricantes globais de pneus industriais.
O impacto econômico do polo petroquímico na região é significativo. Segundo dados da Prefeitura de Santo André e de pesquisa Datafolha (2017), o polo representa 60% da economia de Mauá e 40% da de Santo André, respondendo por 56% da arrecadação de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) em Mauá e 36% em Santo André. São empresas que operam em larga escala e sustentam parte essencial da engrenagem fiscal e social do território.
Unidade empresarial com foco em resultado
Durante o primeiro encontro, temas prioritários foram debatidos, como licenciamento ambiental, mobilidade urbana, infraestrutura, qualificação de mão de obra, desburocratização, logística reversa, além dos impactos dos Planos Diretores Municipais.
"Essa iniciativa do CIESP Santo André é uma ferramenta estratégica para fortalecer sua atuação institucional e ampliar a escuta das grandes empresas da região. A ideia é que, a partir desse instrumento, o CIESP possa levar, com ainda mais legitimidade, as demandas das grandes empresas da região aos espaços de deliberação, como por exemplo, o Consórcio Intermunicipal", explica o diretor titular do CIESP Santo André, Norberto Luis Perrella.
Como moderador do grupo de trabalho, Eduardo Batistella Mazurkyewistz, vice-diretor titular do CIESP São Bernardo do Campo e CEO do Grupo Mazurky (indústria do setor de embalagens de papelão ondulado, instalada em Mauá), destacou o valor da convergência entre grandes lideranças industriais. "Quando grandes indústrias se unem, formam um bloco de força que ultrapassa os muros de cada planta. O CIESP se torna o elo entre os desafios diários da indústria e a construção de soluções coletivas. Nossa união tem o poder de transformar gargalos em políticas públicas, e ideias em conquistas concretas", diz.
Próximos passos
Como desdobramento imediato da iniciativa, as empresas preencherão a Pesquisa de Oferta Urbana, levantamento coordenado pelo CIESP Santo André que visa mapear as principais demandas operacionais e estruturais enfrentadas pelas indústrias da região. A análise conjunta permitirá identificar prioridades comuns e desenhar propostas assertivas para o poder público, com base em dados reais e inteligência coletiva.
Além disso, está previsto um encontro institucional com o presidente do CIESP, Rafael Cervone, na sede da entidade, na Avenida Paulista, marcando o início de um canal direto entre a instituição regional e a alta direção estadual.