Hospital Mário Covas e Instituto Dante Pazzanese realizam networking para troca de experiências

Equipe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia esteve recentemente no Hospital Estadual Mário Covas, em Santo André, para conhecer os processos de trabalho relacionados à Ouvidoria Interna, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano Organizacional. O objetivo do encontro foi entender as práticas aplicadas pela unidade andreense e trocar experiências entre as equipes.

O instituto foi representado pelo Diretor de Recursos Humanos, Felipe Leite da Silva, e pela assistente de Recursos Humanos, Raquel Escudeiro do Nascimento.

Na visita em 16 de agosto, a coordenadora de gestão de pessoas do HEMC, Alessandra Aguero, demonstrou os processos internos utilizados para acolhimento e tratativa das manifestações de colaboradores diretos e indiretos da unidade. Em relação à Gestão de Pessoas, foram apresentados os processos de Atração de Seleção de Candidatos, Treinamentos para Desenvolvimento de Equipes e Liderança, processo de Avaliação de Desempenho, Oportunidades Internas para Promoções, Pesquisa de Clima e demais ações relacionadas à gestão de pessoas. “Foi um encontro que contribuiu para identificar melhores práticas e formas de implementação para melhorar desempenho e alavancar resultados”, explica Alessandra.

Também foi apresentada a Ouvidoria Interna, um canal de comunicação e relacionamento entre a gestão e o trabalhador da saúde. A ferramenta foi desenvolvida para acolher e encaminhar manifestações, sejam informações, sugestões, denúncias e/ou elogios.

“A Ouvidoria Interna, além de ser um canal de comunicação imparcial e democrático, também se constitui como ferramenta de gestão à medida que apresenta às áreas os questionamentos dos colaboradores. Isso possibilita a busca pela melhoria do ambiente institucional e dos processos de trabalho, com impacto na qualidade e satisfação dos usuários e colaborares”, explica a ouvidora do HEMC, Viviane Adorno.